A Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), ampliou o público alvo da vacinação contra gripe e, a partir desta semana, vai começar a imunizar todos os moradores da Serra. A informação foi concedida ao TEMPO NOVO na tarde desta segunda-feira (5). De acordo com o Município, qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode receber uma dose contra a Influenza.
Até o momento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza estava focada nos grupos prioritários, que incluem pessoas com mais de 60 anos, crianças com idades entre seis meses e menos de seis anos, gestantes, entre outros. No entanto, o Ministério da Saúde decidiu autorizar a aplicação em todas as pessoas devido à baixa procura pelo imunizante.
De acordo com a prefeitura, a Serra está seguindo a decisão do Governo Federal já que é grande necessidade das pessoas se protegerem contra a gripe. O público seguirá ampliado pelo Ministério da Saúde até que os estoques sejam esgotados.
As vagas contra gripe para população geral serão abertas na próxima quarta-feira (7), às 20 horas, no site da Prefeitura da Serra. Apesar disso, a Secretaria de Saúde ressaltou que, quem se encaixa no grupo prioritário da vacinação, não deve deixar a oportunidade escapar.
Outra observação importante diz respeito ao intervalo mínimo de 14 dias entre a dose da vacina da Covid-19 e a da Influenza. Como as duas campanhas estão ocorrendo ao mesmo tempo, é fundamental estar atento ao intervalo entre as vacinas.
O agendamento on-line sempre ocorre no site da prefeitura (acesse clicando aqui).
Agendamento on-line nesta segunda
Conforme informado pelo TEMPO NOVO, nesta segunda-feira (5), a Prefeitura da Serra vai abrir vagas em agendamento on-line contra a Covid-19 e a gripe. Para a Influenza, apenas os grupos prioritários poderão agendar hoje. Veja mais informações clicando aqui.
Entenda mais sobre a vacina contra gripe
As vacinas da gripe são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época.