[secondary_title]

Serra Bela: criação, auge e declínio do clube mais pioneiro da Serra dos anos 80 e 90

- PUBLICIDADE-

Nos anos 1980 e 1990 os moradores da região de Laranjeiras contavam com um espaço absolutamente único e pioneiro: o Serra Bela Clube. Palco de várias e várias festas, eventos e campeonatos, o local era um verdadeiro oásis para diversão e entretenimento.

A criançada do bairro Valparaíso e redondezas, contava os dias para chegar o final de semana. O ponto de encontro era o clube, situado no coração do bairro. Mas antes de entrar objetivamente na história do famoso clube, é precisou contar brevemente a criação do bairro.

Bairro Valparaíso

Valparaíso foi um bairro planejado feito pela extinta Encol. A construtora e incorporadora de imóveis surgiu em Goiânia na década de 1960 e chegou a ser a maior do Brasil. Em 1999 decretou falência deixando milhares de mutuários sem imóveis. Felizmente, antes disso, a construtora fez um belíssimo trabalho na Serra.

Na década de 1970 a Encol estava à procura de uma grande área onde pudesse fazer um bairro propriamente que viabilizasse a construção de unidades habitacionais para a classe média.

Foi quando a construtora se interessou por um extenso matagal, com criação de gado e pequenas chácaras que ficava localizada vizinha ao bairro Parque Residencial Laranjeiras, que já estava em fase de construção do loteamento. A Encol fez tudo, desde a infra-estrutura do bairro, a asfaltamento, rede de esgoto, água e luz.

A construtora precisava de um diferencial para atrair compradores; foi quando surgiu a ideia de fazer um clube para atender os futuros moradores do bairro. Em 1983 foram entregues as primeiras unidades residenciais, que consistia-se de três conjuntos, sendo um de apartamentos com 576 unidades, e dois de casas, com 342.

Nessa mesma época, também foi entregue o Serra Bela Clube. Quem comprou essas primeiras unidades ganhou como cortesia um título de sócio do local. Em 1985, a Encol Construtora entregou as primeiras casas duplex do bairro. Ao todo, foram 56 unidades. O nome do bairro foi dado pela própria Encol.

Com o passar do tempo os demais conjuntos habitacionais foram sendo entregues, e alguns se tornaram condomínios fechados. Nos anos 90, por exemplo, o condomínio de prédios Casablanca, foi murado e passou a contar com área de lazer própria.

Serra Bela Clube

O Serra Bela Clube era a verdadeira cereja do bolo para os moradores do bairro. Dizem os moradores mais antigos, que se os interessados em comprar uma das unidades da Encol, fossem visitar o bairro junto com os filhos, era impossível não comprar, tamanho o deslumbre das crianças e dos jovens com o clube pertencente ao bairro.

Durante cerca de 20 anos, em que funcionou no auge, o Serra Bela Clube foi palco de muitas festas. Vinham artistas de todos os estados e até atrações nacionais.

A ideia projetada pela Encol era que quem quisesse se divertir em Valparaíso, não precisasse sair do bairro; e por muitos anos a proposta deu muito certo. O clube tinha quadra poliesportiva, campo de futebol, piscinas, sauna, restaurante, playground e uma grande área verde. Nos finais de semana, o clube ficava lotado.

A direção do Serra Bela também era muito festeira, lá foram promovidos diversos bailes, geralmente aos domingos; além das saudosas matinês, que atraíam jovens de bairros vizinhos. Eventos esportivos aos montes, campeonatos adultos e infantis de diversos esportes.

Escolinhas de futebol, aulas de natação, tênis e muito mais, eram oferecidos no clube. No local também foram feitos muitos churrascos, shows e casamentos, já que as áreas poderiam ser alugadas. Foi no Serra Bela que a antiga produtora de eventos, a RASF, fez seus primeiros shows, trazendo atrações como O Rappa, Zé Geraldo, Biquini Cavadão, Trio Virgulino,  por exemplo.

O Serra Bela era um culto a diversão, ao entretenimento e ao convívio comunitário. As crianças de Valparaíso e vizinhança, remanescentes dos anos 80 e 90 cresceram tendo o Serra Bela como referência.

Decadência e fechamento

As crianças dos anos 80 e 90 cresceram, bateram asas e queriam conhecer coisas além do bairro. Foram se divertir em Vitória e experimentar outros sabores da juventude; e nos anos 2000 o Serra Bela foi perdendo público. Além disso, o clube tinha extrema dificuldade de se viabilizar, pois era muito grande, precisava de muita mão de obra. A inadimplência também era um fator que causava instabilidade financeira ao clube.

Apesar de ser construído junto com o bairro, o Serra Bela não pertencia a Associação de Moradores de Valparaíso, na verdade, o clube tinha CNPJ próprio e gestão administrativa autônoma. Pertencia aos seus sócios, que pagavam mensalidade e elegiam a diretoria.

Muitas foram às tentativas de se reinventar, promoções para conseguir mais associados, eventos para pagar as contas, parcerias com setor privado, jogos escolares… mas, no fim, Valparaíso perdeu seu clube. O Serra Bela terminaria vendido em 2002, assolado por dívidas trabalhistas.

O clube foi a leilão por ordem da Justiça do Trabalho; quem arrematou foi a Igreja Maranata, que construiu um templo religioso em um pequeno fragmento do terreno e vendeu o restante para a construtora Morar.

Em 2007 para 2008 a construtora anunciou o condomínio Paradiso Condomínio Clube, contendo cinco torres de apartamentos e entregues em 2009. Estava aí sacramentado o fim do glorioso Serra Bela Clube, uma das ideias mais pioneiras colocada em prática no processo controlado de ocupação urbana na Serra na década de 1980.

Referências: este texto usou informações extraídas do acervo do Jornal Tempo Novo que vai desde 1983 até 2020. Os créditos das imagens estão no título das respectivas galerias. 

Projeto de mega-galpões no Contorno do Mestre Álvaro podem concretizar a nova ‘Serra do oeste’ 

Desde o desmonte de São José do Queimado, a economia da metade oeste da Serra entrou em declínio. Para remediar essa situação, há cerca...

Capixaba Lui Andrade se destaca no Show de Calouros do Programa do Ratinho

Lui Andrade, cantor, multi-instrumentista, preparador vocal e produtor musical, celebra 34 anos de uma carreira repleta de talento e conquistas. Natural de Vitória, Lui...

Serra abre 1.860 vagas para jovens e adultos concluírem os estudos em 6 meses

A Secretaria de Educação da Serra (Sedu) anunciou a abertura de 1.860 vagas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em...

Cerca de 900 toneladas de lixo são recolhidas nas praias da Serra no pós-Réveillon

Cerca de 900 toneladas de lixo foram recolhidas nas praias da Serra durante um mutirão de limpeza pós-Réveillon. As equipes da Prefeitura da Serra...

Polo gastronômico abre as portas na Serra: um potencial que investidores não podem ignorar

A Serra vive um momento histórico de transformação econômica e cultural. O município, tradicionalmente associado a um perfil de renda predominantemente popular, tem se...

Colônia de Férias gratuita para crianças e adolescentes na Serra

As férias escolares chegaram, e a cidade da Serra preparou uma programação especial para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos: uma colônia...

Inscrições abertas para oficinas de artesanato na Casa da Rosa, em Jacaraípe

Até o dia 14 de janeiro, estão abertas as inscrições para duas oficinas de artesanato gratuitas que acontecerão na Casa da Rosa, em Jacaraípe,...

Feijoada do Tigre agita a Serra neste sábado com muito samba

Neste sábado (11), a Feijoada do Tigre promete agitar a Serra. O evento, organizado pela escola de samba Império de Fátima, será realizado no...

Eleição da Assembleia esquenta com oposição a Casagrande tentando desestabilizar Vandinho

Ainda é cedo para afirmar que o jogo virou, mas, dois anos depois, o deputado estadual Vandinho Leite volta a ser cogitado como candidato...
...