O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou o novo Mapa de Risco para o coronavírus no Espírito Santo. Agora, pela primeira vez desde o início da pandemia, a Serra passou ser considerada como cidade de risco baixo para a transmissão da Covid-19. Com isso, todo o comércio da cidade pode abrir normalmente, sem restrição de horários, inclusive bares e lanchonetes, que até o momento estavam proibidos de funcionar. Vitória também está em risco baixo.
Apesar disso, Casagrande pediu que a população continue respeitando as medidas de segurança, já que segundo ele, “risco baixo não significa que ausência de risco”. Vale destacar que esse novo Mapa de Risco começa valer apenas na próxima segunda-feira (7), sendo assim até domingo (6), as regras anteriores continuam valendo em toda a cidade, além de outros Municípios da Grande Vitória.
Leia também: Serra cai para risco baixo e todos comércios podem abrir sem restrições de horário
“Se não tivermos cuidados podemos retroceder, então pedimos muito cuidado para as pessoas, como sempre manter o distanciamento social. Estamos conseguindo reduzir óbitos, sempre avançando. Nós podemos zerar os óbitos sem ter uma vacina, mas para isso precisamos manter todos os cuidados necessários”, afirmou Casagrande durante uma coletiva de imprensa realizada no fim da tarde desta sexta-feira (4).
Conforme já noticiado pelo TEMPO NOVO, na Serra, não é difícil encontrar aglomerações de pessoas. A cena se repete quase todos os dias em Parque Residencial Laranjeiras, além dos bares que já estavam funcionamento, mesmo antes da liberação do Estado. Nos terminais, os trabalhadores precisam enfrentar filas imensas e ônibus lotados.
De acordo com a assessoria de imprensa do governador, o mapa completo ainda será divulgado neste sábado (5), com todas as informações necessárias. Já foi adiantado que o Espírito Santo possui duas cidades em risco alto, 48 em risco moderado e 28 em risco baixo. Até esta semana, a Serra estava classificada como risco moderado, mas agora passou a ser baixo.