Quatro semanas após o início da vacinação contra o coronavírus em terras capixabas, a Serra vai começar a aplicação da segunda dose da Coronovac – imunizante produzido pelo Butantan/Sinovac – em idosos com 90 anos ou mais que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 nestes locais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), 593 pessoas serão imunizadas com a segunda dose da vacina. O município da Serra possui 17 ILPI’s que abrigam 252 idosos e contam com o trabalho de 297 profissionais. Em residências inclusivas são 44 pessoas.
Ainda segundo a Sesa, posteriormente, o Município vacinará também com a segunda dose os profissionais de saúde que atuam na linha de frente e que já receberam a primeira em janeiro. Nesse caso, eles foram contemplados com o imunizante de Oxford/Fiocruz. Essa vacina permite um intervalo maior entre a aplicação das doses.
“Essas pessoas da primeira fase (idosos e profissionais de instituições) foram imunizadas com a vacina do laboratório Butantan que tem o intervalo entre as doses de quatro semanas. Já as outras pessoas que foram vacinadas com doses do laboratório Fiocruz, receberão a segunda dose com intervalo de 12 semanas”, explicou a Secretária de Saúde da Serra, Sheila Cruz.
Quem está sendo vacinado na Serra?
Além de trabalhadores da área da saúde, a Serra também já está vacinando idosos com mais de 90 anos, em instituições e por meio de agendamento on-line. Além disso, nesta semana, foi aberto cadastro para pessoas com 85 anos ou mais.