Categories: Saúde

Serra começa campanha de vacinação contra sarampo, veja quem pode se imunizar

No ano passado, o Espírito Santo registrou dois casos de sarampo. Foto: Divulgação

A Serra e os demais municípios brasileiros começaram nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo. Nesta primeira etapa do evento, serão vacinadas todas as crianças, adolescentes e jovens que possuem de 05 a 19 anos. A imunização vai acontecer até o próximo dia 13 de março em todas as unidades de saúde da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) pede que todas as pessoas na faixa etária da campanha compareceram aos postos de saúde, já que a campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no país e será seletiva, ou seja, serão vacinados aqueles que ainda não atualizaram o cartão.

O horário de vacinação nas Unidades Regionais de Saúde é das 8 às 16h. Já nas unidades básicas, a vacinação acontece de acordo com o horário da Sala de Vacina de cada uma delas. O morador pode verificar o funcionamento indo até o posto de saúde da sua região (lista no final do texto) ou ligar para o local.

Ainda segundo informações da Sesa, nesta etapa da campanha, será intensificada, também, a vacinação contra a febre amarela em crianças com idade entre 4 e 7 anos. Também serão atualizados os cartões de meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com doses de HPV, e de meningocócica C para todos entre 11 e 14 anos.

Para a vacinação, além da caderneta de vacina, os pais devem levar documento de identificação e o Cartão SUS, se tiverem. O Dia D de vacinação está previsto para o dia 15 de fevereiro.

Não há casos de sarampo na Serra

Vale destacar que há anos, a Serra não registra casos de sarampo. No ano passado, a doença voltou a assombrar cidades brasileiras, por conta de um surto em São Paulo e outros estados. No Espírito Santo, chegou a ser registrados dois casos.


Entenda melhor a doença e sua única forma de prevenção abaixo:

  • Quem precisa se vacinar?

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a vacina é a única forma de se proteger contra o sarampo. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses na vacina tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Quem tem 1 ano até 29 anos deve ter comprovadamente duas doses da vacina tríplice viral. Para a população entre 30 e 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral. Os trabalhadores da saúde, grupo de alto risco, devem ter duas doses da vacina tríplice viral, independente da faixa etária.

  • O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 1 ano de idade e desnutridas, podendo levar à óbito.

  • Sintomas do sarampo

Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento.

Quem já teve a doença não corre o risco de ser contaminado pelo vírus novamente. As complicações da doença são: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, e em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento. O período entre o contágio e o aparecimento do exantema (as manchas avermelhadas na pele) é entre 7 e 21 dias. Porém, a transmissão inicia-se 6 dias antes do exantema e se estende até o quarto dia após.


Confira qual unidade de saúde fica mais próxima de sua casa:

As Unidades Regionais de Saúde estão em: Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Boa Vista, Serra Dourada e Serra-Sede. Vacinação das 8 às 16h.

As Unidades Básicas de Saúde estão em: André Carloni, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Central Carapina, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Oceania, P.R. Laranjeiras, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, São Diogo, São Marcos, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares. Vacinação de acordo com o horário da Sala de Vacina.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

14 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

15 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

15 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

15 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás