Por Clarice Poltronieri
A semana começa com o feriado municipal no dia 8, quando a cidade faz aniversário e comemora o dia de sua padroeira Nossa Senhora da Conceição
Dezembro começa com festa na Serra. É que esse é o mês de comemoração do aniversário da cidade, uma das mais antigas do Brasil, fundada apenas 57 anos depois da chegada dos portugueses em solo brasileiro.
Nesse ano, na segunda-feira – dia 8 o município festeja 458 anos de existência. Além da cidade, outra homenageada é a padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Na programação, estão incluídas festividades sagradas e profanas.
Hoje (05) tem a abertura da festa na Igreja Matriz com missa às 19h30. Às 21h, a Estandarte Cia de Teatro Mineira apresenta a peça “O pescador mentiroso”.
Sábado (06) às 19h30 também tem missa. Na sequência tem o Coral Artes Canto, às 21h e show com a banda de música Estrela dos Artistas, às 22h.
Já no domingo (07) os trabalhos se iniciam logo cedo. Às 5h da manhã ocorre a Alvorada da Padroeira. Mais tarde, tem missa às 8h e às 19h30. A dupla sertaneja Léo Gomes e Messias fecha a noite com show às 21h30.
Na segunda (08) é feriado municipal conforme a lei 228/1967 e dia oficial de Nossa Senhora da Conceição.
As festividades começam logo cedo, com missa às 8h. O ponto alto dos festejos é após as 17h30 quando acontece a Adoração ao Santíssimo. Às 18h, tem a tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição. Os fiéis saem em procissão de frente da Igreja Matriz antiga e seguem em cortejo pelas ruas da Serra-sede, onde às 19h, participam de uma missa que será celebrada na igreja nova.
Às 20h a banda Renovação abre o show para o Frei Zeca, que se apresenta às 21h. Por fim, tem o sorteio da Ação entre Amigos de uma TV 50’’.
Dos dias 5 a 8 na praça da igreja Matriz, haverá bazar, barraquinhas com comidas típicas e artigos religiosos para os fiéis.
História secular
A Serra era habitada por índios tupis e no século XVI brancos e mestiços vieram para cá em busca de ouro. Em 08 de dezembro de 1556 o jesuíta Braz Lourenço e o índio temiminó Maracajaguaçu fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, no entorno do Mestre Álvaro. A emancipação da cidade foi em 6 de dezembro de 1875.
Cortada do mastro
Dia 14, primeiro domingo após a festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece a tradicional cortada do mastro de São Benedito. A cortada do mastro é o pontapé inicial para os festejos em comemoração ao santo negro, composto por três fases – cortada, fincada e retirada – cujo ápice se dá no dia 26, data ainda instituída como comemoração ao Dia do Serrano, com sessão solene na Câmara.