Fundada aos pés do Mestre Álvaro – que hoje é um dos principais símbolos da cidade – a Serra completa 464 nesta terça-feira (8). Pelo município, o que não falta são histórias e belas paisagens naturais. Mas você, morador ou visitante, sabe como era a cidade há muitos anos? Hoje, através desta matéria, você poderá conhecer o passado de onde você vive ou frequenta. Separamos diversas fotografias antigas para isso.
A Serra era habitada por índios tupis e, no século XVI, brancos e mestiços vieram para cá em busca de ouro. Em 8 de dezembro de 1556, o jesuíta Braz Lourenço e o índio temiminó Maracajaguaçu fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, no entorno do Mestre Álvaro.
Ainda naquele século, os padres Jesuítas ergueram a capela de São João de Carapina e, depois, a Igreja dos Reis Magos, esta última com a participação do padre Anchieta. A emancipação da cidade veio bem mais tarde, em 6 de dezembro de 1875.
Por conta do aniversário da cidade, em todo mês de dezembro, grandes festas ocorrem na cidade. Neste ano, devido a pandemia de coronavírus, todas precisaram ser canceladas para evitar aglomerações. Entre elas, está a Festa de São Benedito – a mais tradicional e que anualmente traz artistas nacionais para festejar junto com os serranos no dia 26 de dezembro.
As imagens abaixo foram retiradas do livro ‘Memória Fotográfica da Serra’, produzido pelo escritor Paulo de Barros. Confira as fotos antigas.
Um viva a nossa Serra!
Na primeira imagem, podemos observar a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em 1908, quando ainda tinha sua fachada original, que foi conservada até o final da década de 30. A igreja segue conservada, mas sofreu alterações.
Fotografia da Freguesia de São José do Queimado datada de 1875. No local, em 1849, ocorreu a maior revolta de escravos do Espírito Santo: a Insurreição de Queimado. A imagem foi feita por Albert Richard Dietze.
A imagem abaixo mostra a estrada Serra Vitória em 1926. Não há informações sobre qual trecho é o local fotografado atualmente, mas sabe-se que hoje essa estrada é a BR-101. que corta a cidade da Serra.
Fotografia feita em 1908 de um dos principais pontos turísticos da Serra: Igreja dos Reis Magos. O patrimônio foi edificado em 1615.
Fotografia da praça Barbosa Leão em 1945. A imagem mostra a igreja matriz já com sua fachada modificada. Além disso, vemos a festa de devoção a São Benedito.
Uma ação integrada com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) resultou…
O homem pediu para fazer um test-drive e roubou a caminhonete que afirmou que gostaria de comprar, na Serra. Crédito:…
O grupo de pagode Curtição completa nove anos de estrada e prepara uma grande festa para comemorar a data. O…
Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo. Crédito: Divulgação Com a proximidade do final do…
Na última segunda-feira (11), a Operação Coletivo Seguro, realizada pela Guarda Municipal da Serra, abordou 12 ônibus que transportavam cerca…
A leishmaniose não é uma doença transmitida diretamente de um cão para outro, mas sim através da picada de mosquitos…