O Espírito Santo vive uma 5ª onda de Covid-19, informação confirmada pelo secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes. Na Serra, só para se ter uma ideia, os primeiros 9 dias de junho registraram praticamente a mesma quantidade de contaminados do que todo os mês de maio. Situação essa, que o jornal TEMPO NOVO detalhou com a secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho. De acordo com ela, a cobertura vacinal da população da cidade está em 80%, entretanto, existe uma preocupação crescente nos baixos níveis de vacinação entre o público infanto-juvenil.
Dados alarmantes repassados pela secretária revelaram que da população de 5 a 11 anos na Serra, estimada em quase 60 mil crianças, faltam ainda 30 mil para serem imunizadas com a primeira dose. Ela ratificou a importância da vacinação infantil, não só para Covid-19, mas também para combater as demais patologias que consta no cartão de vacinação.
Ela creditou ao baixo índice de adesão a vacina contra Covid entre o público infanto-juvenil as chamadas fake News; informações equivocadas que foram atribuídas as vacinas de Covid-19 foram espalhadas pelas redes sociais, o que gerou uma resistência de pais e responsáveis pela aplicação da vacina. Como autoridade em saúde pública, Bernadete fez um apelo para que essas 30 mil crianças sejam vacinadas e tenham mais proteção imunológica ante esta 5ª onda que passa pelo ES.
Vale destacar que a baixa adesão à vacinação infantil põe em risco a continuidade das atividades educacionais. Isso porque, o público de 5-11 anos é exatamente aquele que está nas séries iniciais, que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, como as creches e escolas de ensino fundamental. São 72 mil alunos na rede pública da Serra, e com isso, caso a 5ª onda avance entre as crianças, há o temor de tumultuar o andamento das aulas na Serra.
Bernadete também orientou os moradores em torno da testagem. “Todas as unidades básicas e regionais de saúde estão de portas abertas para testagem; além disso, o Ames (Ambulatório Municipal de Especialidade da Serra) faz a testagem rápida e o RT-PCR”. Ela esclareceu que em alguns casos, dependendo da situação médica do paciente, as três UPA’s da Serra também realizam o teste.
As afirmações foram concedidas pela secretária em entrevista ao vivo, que pode ser assistida na íntegra abaixo:
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…
Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…