Título inédito e o retorno para a Série D. No último sábado (26), o Serra F.C conquistou a taça da Copa ES após vencer o Rio Branco AC por 3 a 2 no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Com gols de Zé Gatinha e Matheus, além da ajuda adversária com um gol contra, o tricolor serrano venceu a última partida da temporada e conquistou a classificação para a Série D de 2024.
Ao lado do Real Noroeste, campeão capixaba e algoz do cobra-coral na competição estadual, o Serra F.C é o segundo representante capixaba na última divisão do brasileirão. O time ainda faturou R$ 70.000 mil em premiação.
O jogo
Clima tenso, casa lotada e a expectativa de conhecer o campeão da Copa ES. A tarde de sábado (26) teve todos os ingredientes de uma grande decisão e após um primeiro tempo sem gols, logo aos 10 minutos da segunda parcial, Zé Gatinha abriu o placar para o Serra F.C. O tricolor serrano até conseguiu manter a vantagem inicial por um período, mas aos 32 minutos foi a vez de João Prado, do Rio Branco, deixar o placar igual.
+ Serra recebe novo alerta para risco de chuvas intensas
Aos 42 minutos, o Serra retomou a liderança do placar com um gol contra de Thiaguinho, do Rio Branco, após cobrança de escanteio de Zé Gatinha. 7 minutos depois o tricolor serrano ampliou a vantagem com Matheus Costa.
O Rio Branco ainda descontou com Romário aos 57minutos, mas a reação parou por aí e o Serra segurou o placar para conquistar o primeiro título da Copa ES em sua primeira participação na final da competição.
A história do Serra
Em 93 anos de vida, o time serrano comemorou cinco Campeonatos Capixabas: 1999, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2018, além de um campeonato Série B capixaba em 2007. O cobra coral é tetracampeão do Supercampeonato Serrano, 1985, 1987, 1989 e 1996. Uma Taça Cidade da Serra em 2001. Nacionalmente, o Serra tem um 3º lugar no do Campeonato Brasileiro da Série C em 1999.
Suas cores são vermelho, branco e preto. O clube passou 67 anos no futebol amador, profissionalizando-se somente no ano de 1997.
Levando o nome da cidade em seu escudo, o tricolor serrano foi responsável por uma das maiores glórias do futebol capixaba ao bater o gigante Fluminense num Maracanã com mais de 40 mil pessoas no Campeonato Brasileiro da Série C de 1999. Foi a única vitória de um clube capixaba no mais emblemático palco do futebol nacional. Naquele ano o Serra fez campanha histórica e protagonizou o último acesso no Campeonato Brasileiro conquistado no campo por uma equipe do Espírito Santo.