O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse tempo é praia, Tempo Novo reuniu todos os pontos próprios para banho e com presença de salva-vidas nas orlas da Serra.
Dos 26 pontos analisados pela Prefeitura da Serra, quatro estão impróprios, são eles: Lagoa de Carapebus (Ponto 24), Córrego Maringá (Ponto 15), Foz do Irema (Ponto 11) e Barrote, Jacaraípe II (Ponto 7).
A validade da análise publicada na manhã desta sexta-feira (3) é de uma semana, sendo vigente até a próxima sexta-feira dia 10 de maio.
A chamada balneabilidade é a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades esportivas em suas águas. Desta forma, é possível garantir a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário.
Além disso, de acordo com a Prefeitura da Serra, a balneabilidade determina a quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água. Por isso, a escolha dos pontos se dá diante de critérios como a maior ocorrência de banhistas e proximidade com fontes de poluição (geralmente córregos e rios).
A análise da balneabilidade é realizada a partir de amostras de água coletadas nas praias, como explica a Prefeitura. “O resultado destas análises é comparado a valores-padrão já determinados, possibilitando a identificação das condições favoráveis ou não de banho em um determinado local”.
A Resolução do CONAMA n° 274/2000, usada como base, estabelece classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários, podendo ser classificadas como excelente, muito boa, satisfatória e imprópria.
Os resultados das condições da balneabilidade podem ser acompanhados através de placas de sinalização instaladas nos pontos de coleta de água.
Considerando os fatores que influenciam no resultado da balneabilidade e os riscos à saúde que envolvem o contato com águas impróprias é recomendável:
– Não tomar banho nas águas das praias classificadas como impróprias;
– Evitar o contato com rios e córregos que desaguam nas praias;
– Não mergulhar ou ter contato com locais próximos a foz de rios e córregos após chuvas fortes;
– Evitar a ingestão de água do mar, com atenção redobrada com crianças e idosos.
Ainda para quem gosta de tomar um banho de mar e até surfar, as praias da Serra são uma ótima opção devido a segurança para todas as idades. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (Sedes) da Prefeitura da Serra, 77 salva-vidas atuam em diversos pontos do município.
Estes profissionais são distribuídos em 13 locais: dois pontos no Balneário de Carapebus; um ponto em Carapebus; dois pontos em Bicanga; dois pontos em Manguinhos; cinco pontos em Jacaraípe e um ponto em Nova Almeida.
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…
Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…