A Prefeitura da Serra convocou, nesta segunda-feira (16), uma reunião de emergência com as forças de segurança para tratar dos episódios violentos que marcaram o início da Festa de São Benedito, na Serra Sede, na noite de domingo (15). O encontro tem como objetivo principal definir estratégias para garantir a segurança nas festas de fim de ano, incluindo o Réveillon e eventos de verão na cidade.
A violência registrada no domingo transformou a Festa de São Benedito em uma cena de caos. Durante um tiroteio, um jovem foi morto e pelo menos quatro pessoas foram baleadas, entre elas um músico da tradicional banda Estrelas dos Artistas, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
De acordo com a prefeitura, participaram da reunião representantes da Comissão de Eventos, Secretaria de Defesa Social, 6º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Montada, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. A pauta incluiu a deliberação de “novas estratégias para os próximos dias da Festa de São Benedito, a Festa do Dia do Serrano, o Réveillon e o verão”.
Segundo informações da administração municipal, o tiroteio foi resultado de uma disputa entre facções criminosas. Apesar do patrulhamento preventivo reforçado, os criminosos conseguiram se infiltrar na multidão para cometer os delitos.
A prefeitura destacou ainda que, no planejamento previamente realizado junto à Polícia Militar, estava prevista a presença da Polícia Montada, que não compareceu ao evento. Na ocasião, 18 agentes da Guarda Municipal estavam presentes para realizar a segurança.
“A Prefeitura da Serra continuará reforçando o patrulhamento preventivo da Guarda Civil Municipal (GCM) na região. Em caso de ocorrências, os munícipes podem acionar a força municipal pelo telefone (27) 3252-3711 ou pelo celular (27) 98166-0812, das 7h às 22h”, afirmou a prefeitura em nota oficial.