A Serra vai ganhar, a partir do dia 31 de julho, uma rua completamente destinada para atividades de lazer, entretenimento, cultura, esporte e saúde aos domingos. O projeto anunciado pelo Município propõe o fechamento de um trecho da Avenida Eudes Scherrer de Souza para esta finalidade e já começa a ser colocado em prática no final deste mês.
De acordo com a Prefeitura da Serra, a programação tem início às 08h e segue até às 12h. Além do entretenimento, os moradores poderão contar com serviços de saúde e atividades esportivas. O intuito do projeto, segundo o Município, é melhorar a qualidade de vida dos moradores, reforçando a cultura local com novos espaços de lazer.
A criação da rua do lazer havia sido anunciada pelo Jornal TEMPO NOVO em primeira mão em maio deste ano. Essa prática – fechamento de avenidas em cidades brasileiras para a comunhão familiar – já é comum em todo o Brasil.
Aqui no Espírito Santo isso ocorre na Orla de Camburi que, aos domingos, tem um dos sentidos interditados para o tráfego veicular e passa a ser um corredor para quem quer caminhar e andar de bicicleta, por exemplo.
Na Serra, o Município espera que, com a implantação da rua do lazer, consiga sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, adoção de hábitos saudáveis e incentivo a atividade física, além de orientar o público sobre os riscos de doenças comportamentais.
Nos domingos, durante as quatro horas que a diversão e o conhecimento vão tomar conta da rua e transformar a Eldes Scherrer em espaço de recreação, serão oferecidos serviços de saúde, uma área livre para prática de esporte e eventualmente ações do meio ambiente assistido pela Educação Ambiental, que será responsável por informar e sensibilizar o público sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Projeto quer valorizar Serra e aumentar bem-estar
Cláudio Denicoli, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, ressaltou a importância de proporcionar a população um espaço de lazer de todas as faixas etárias, atividades recreativas culturais e informativas com a concepção de educação socioambiental objetivando o lazer em família, além de espaço para convivência, diversão e entretimento que visa a qualidade de vida.
“A intenção dessa ação é ampliar as oportunidades de ocupação saudável para as famílias que comportem essas múltiplas atividades com caráter informativo e desperte o sentimento de pertencimento em comunidade e principalmente à cidade. Assim, propomos o desenvolvimento do projeto Rua em Família”, explicou.
Alerta aos motoristas
A partir do dia 31 de julho, todos os domingos, o trecho da Eudes Scherrer, que compreende a BR-101 até a Avenida Central de Parque Residencial Laranjeiras, será interditado. A interdição ocorrerá, das 06 às 13 horas, no sentido BR a Morada de Laranjeiras.
Os motoristas poderão utilizar as duas ruas paralelas à Eudes para seguirem seus destinos. São elas: a Avenida Iriri, em Valparaíso, ou a rua Barão do Rio Branco, em Colina de Laranjeiras, atrás do Shopping Montserrat.