O retorno da Serra ao Mapa de Turismo do Espírito Santo, edição 2024, foi possível após o cumprimento de exigências relacionadas ao Conselho Municipal de Turismo e ao Plano de Ação Anual.
O mapa tem validade por um ano e, atualmente, conta com 65 dos 78 municípios capixabas. Esta lista pode receber novas cidades, desde que cumpram metas que permitam acessar programas relacionados ao tema.
Além da Serra, as cidades de Linhares, São Gabriel da Palha e Piúma retornaram ao mapa e, com isso, ficam aptas para a participação em projetos e programas da Secretaria de Estado do Turismo (Setor).
Os municípios que ficaram fora do Mapa do Espírito Santo enfrentam obstáculos para desenvolver projetos que facilitem o acesso aos recursos e programas de fomento ao turismo.
Agroturismo:
A Serra é um município completo, sobretudo, para o turismo. Mesmo localizado na Região Metropolitana, próximo ao aeroporto, zonas portuárias e polos industriais, o município de Serra possui cinco circuitos de agroturismo que de forma singular e harmônica dialoga com grandes centros urbanos e, também, com suas belíssimas praias.
O município é composto por grandes propriedades rurais voltadas para a produção agrícola, pecuária de leite e corte e por áreas remanescentes de Mata Atlântica que garantem cerca de 60% do território municipal como zona rural e cobertura vegetal, conforme aponta a Secretaria Municipal de Turismo.