Nesta semana o município da Serra estará nos destaques nacionais do ‘Brasil Mais Simples’, evento que ocorre na capital do país e que é realizado pelo Sebrae Nacional junto a outros parceiros estratégicos. Como representante da Serra, está o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Claudio Denicoli, que será um dos palestrantes nesta quarta-feira (27).
Com o tema, ‘Simplificação na construção civil’, Claudio e outros especialistas da área vão estar das 14h às 14h45 apresentando cases de sucesso e dando dicas para o público se aprimorar na gestão pública e privada.
Desde janeiro de 2021, ao ser empossado como secretário da pasta pelo prefeito Sergio Vidigal, Claudio Denicoli lidera uma série de mudanças que permitiu com que a Serra atraísse mais empresas por meio de modernização e simplificação de processos.
E é exatamente esse o trabalho que chamou a atenção do Sebrae Nacional, já que o evento tem como objetivo apresentar e discutir as melhores práticas de simplificação e desburocratização no processo de formalização e implantação de empresas, tornando o ambiente muito mais atrativo ao empreendedor e gerando mais oportunidades.
“A junção das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente permitiu com que as equipes passassem a ter mais sintonia, sem perder a finalidade de cada uma. Essa foi à primeira mudança; em seguida, tiramos todas as paredes e divisórias das salas, para criar um ambiente horizontalizado e ágil, de conversas e entendimento mútuo; essa foi à base para realizar as mudanças que queríamos”, disse Claudio.
O secretário listou inovações que a pasta conseguiu implantar nesse formato de equipe conjunta, como padronização das condicionantes ambientais, processos 100% eletrônicos, aprovação de projetos auto-declaratórios, junção em um documento único das licenças de obra e ambiental, por exemplo.
“Essas inovações aprovadas e estimuladas pelo prefeito Sergio Vidigal, nos deu o prêmio de Prefeito Empreendedor 2022; e agora nos permitiu apresentar esse case para o Brasil todo. O país ainda precisa avançar nessa área de desburocratização, feita com responsabilidade e transparência; e hoje, estamos aqui como referência nacional”, afirmou Claudio.
Ele ainda apresentou números animadores que corroboram para a atração de investimentos e geração de empregos na Serra: “Em 2021, nós dobramos o número de licenças e alvarás emitidos em 2019; já esse ano temos tudo para triplicar os dados comparados com 2019 – período que não havia impactos da pandemia da Covid-19”, ressaltou.
O secretário, que é tido como uma das pessoas de confiança do prefeito, disse por fim, que as mudanças contribuíram para que a Serra aumentasse sua participação no PIB do Estado e ultrapassasse a capital capixaba. E completou: “de acordo com dados do Ministério da Economia, a Serra ficou em 12º lugar no Brasil como a cidade com melhor ambiente de negócios do país. Nossa meta é estar no topo do podium entre os próximos dois anos”, finalizou.