Após o Governo do Estado autorizar a reabertura das escolas municipais de diversas cidades capixabas, a Prefeitura da Serra divulgou como será a volta às aulas no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), os alunos do ensino infantil e ensino fundamental I começarão a retornar às escolas no dia 25 de maio de forma escalonada.
A informação foi concedida ao TEMPO NOVO no final da tarde desta segunda-feira (10). Primeiro, retornarão as crianças do 1º e 2º ano e, em seguida, estudantes do 3º, 4º e 5º, conforme mostra abaixo:
25 de maio – Crianças/estudantes – 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
31 de maio – Crianças/estudantes – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
07 de junho – Crianças dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil
Ainda de acordo com a Sedu, as turmas em que não houver o retorno híbrido das aulas, conforme este calendário, deverão permanecer com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) remotas.
A Secretaria também informou que a partir desta quarta-feira (12) todas as 141 Unidades de Ensino da Rede Municipal da Serra devem retomar a abertura diária com atendimento à comunidade escolar, de segunda a sexta-feira, em horário normal de funcionamento.
Conforme adiantado mais cedo pelo TEMPO NOVO, durante toda esta segunda-feira, as unidades de ensino da Rede Municipal passaram por um processo de preparação para que o retorno presencial ocorra de forma correta e com todas as medidas sanitárias necessárias para garantir a segurança dos profissionais e alunos.
O governador Renato Casagrande anunciou, na última sexta-feira (7), que os estudantes da educação infantil do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) retornarão às escolas ainda nesta semana nos municípios capixabas. A decisão foi tomada após o Espírito Santo apresentar uma desaceleração nos casos confirmados, internações e óbitos por Covid-19. No mês passado, a situação era grave e o sistema de saúde estava à beira do colapso.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes) se mostrou, por meio de nota, contrário a decisão do Governo do Estado. Afirma ainda que foi tomada de forma “incoerente, desumana e gravíssima”.
Veja na integra a nota da Prefeitura da Serra sobre a volta às aulas:
“A Secretaria de Educação da Serra informa, que, conforme orientações do governo estadual, as aulas presenciais no município serão retomadas no dia 25 de maio, no modelo híbrido, com escalonamento das turmas, começando pelas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. O calendário de volta às aulas presenciais na Serra fica dessa forma:
25 de maio – Crianças/estudantes – 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
31 de maio – Crianças/estudantes – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
07 de junho – Crianças dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil
As turmas em que não houver o retorno híbrido das aulas, conforme este calendário, deverão permanecer com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) remotas.
A Secretaria ainda informa que a partir desta quarta-feira (12) todas as 141 Unidades de Ensino da Rede Municipal da Serra devem retomar a abertura diária com atendimento à comunidade escolar, de segunda a sexta-feira, em horário normal de funcionamento”.