Categories: Economia

Serra é a capital do plástico no Estado

Um dos destaques do setor na cidade é a fabricação de caixas d’água. Foto: Divulgação Fortlev

A produção de plástico e derivados é indispensável à vida moderna. No Espírito Santo o setor é forte, com mais de 120 empresas, que geram cerca de 5 mil empregos. A Serra detém 60% desse número e responsável pelo faturamento e empregabilidade de 40% do setor a nível estadual.
“Apesar das duas maiores empresas do setor estarem em Vitória, a Serra concentra grande parte das indústrias e tem muito força, principalmente devido à contribuição da Fortlev”, explica o vice diretor da seção da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) na Serra, José Carlos Zanotelli.

No município são 62 empresas funcionando. Eles empregam cerca de 3 mil pessoas.  As indústrias produzem matéria-prima reciclada e produto acabado, como embalagens, tubos flexíveis, frascos e componentes, artefatos injetados e fibra de vidro. “Estes produtos atendem a setores como construção civil, alimentício, comercio em geral, entre outros”, explica o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do ES (Sindiplast-ES), Maykow Torres.

A matéria-prima para as fábricas, quando virgem, é adquirida de indústria petroquímica e, se for reciclada, pode vir de diferentes empresas no país, como explica Torres. “Toda a logística é feita pelas rodovias e portos, quando há casos de exportação”, disse.

Apesar da crise, o setor não precisou demitir em massa. Torres explica que há um esforço das empresas para manter a produção e sobreviver ao momento ruim. Para ele, as unidades localizadas na Serra tem vantagem. “Existe, entre outros fatores, a vocação industrial da cidade que facilita a instalação e manutenção das empresas”, revela.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Faculdade oferece mais cursos de férias gratuitos e presenciais em Vitória e Vila Velha

No Espírito Santo, são ofertadas 15 opções de cursos de férias gratuitos na unidade de Vitória, em Jardim Camburi, e…

5 minutos atrás

Número de mortes por câncer deve dobrar até 2050, estima pesquisa

A pesquisa, realizada na Universidade de Queensland, na Austrália, analisou os dados mais recentes de casos e taxas de mortalidade…

26 minutos atrás

Comunicados – 27/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 27-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

46 minutos atrás

Porque o gato mia? Entenda a comunicação dos felinos

Quando um gato mia baixo ou faz grunhidos indica que está se sentindo ameaçado ou prontos para atacar. Crédito: Freepik…

1 hora atrás

ParkLog consolida a Serra como retroárea de Aracruz e abre novas oportunidades, afirma Weverson

O ParkLog vai consolidar a Serra como retroárea de Aracruz e abrir novas oportunidades, afirmou Weverson. Crédito: Divulgação Foi lançado…

2 horas atrás

ParkLog é lançado: projeto promete conectar portos de Aracruz a empresas da Serra em 30 minutos

Casagrande lançou o ParkLog nesta terça-feira. Crédito: divulgação. Foi lançado na tarde desta terça-feira (26/11) o Programa Estruturante ParklogBR/ES. O…

2 horas atrás