Conceição Nascimento
Em menos de duas semanas de campanha eleitoral, a Serra, está no topo do ranking de denúncias de irregularidades, até a última quarta-feira (24) já acumulavam mais de 160. As ocorrências são registradas por meio do aplicativo Pardal, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do ES (TRE-ES).
Dados divulgados pelo TRE apontam que foram registradas 1.243 denúncias de irregularidades nas cidades do Estado, sendo 65% relacionadas à propaganda irregular. Também constam casos de compra de votos (5%) e 12% pelo uso indevido da máquina pública.
“Temos recebido denúncias de candidatos sobre irregularidades na campanha de concorrentes. Ao todo foram 163. Vamos nos reunir com o Ministério Público e traçar critérios para o combate ao descumprimento da Lei e traçar estratégias para coibir as infrações”, frisou Alexandre Farina, juiz eleitoral da 26º Zona Eleitoral da Serra.
Ele acrescentou também sobre a expectativa de que a campanha seja mais limpa, após mudanças na legislação eleitoral. “Que haja paridade em termos de competição. Esta será a eleição da ‘sola de sapato’. A orientação que damos é que os candidatos não tentem ludibriar a Lei, pois temos policiais à paisana na rua” afirmou.
Mesmo com o grande número de denúncias, na avaliação do magistrado, a campanha ainda não “esquentou”, o que pode ser fruto do estado de saúde de um dos candidatos, Audifax Barcelos (Rede). “Esta situação não é da minha seara, mas acredito que influencia no ritmo da campanha”, aponta.