A cidade da Serra registrou o maior volume de chuvas no Espírito Santo nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (9). No período, foram acumulados 122,08 milímetros de precipitação. A situação coloca o município em alerta para possíveis deslizamentos de terra e novos alagamentos.
Na noite de quarta-feira (8), a Serra já aparecia no topo do ranking estadual com 152,26 mm de chuva acumulada. Desde então, o município tem sido o mais atingido pelas fortes precipitações que assolam o estado desde a última terça-feira (7).
Após a Serra, os municípios mais afetados são Ibitirama, Itarana, Castelo, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá e Guaçuí.
Os temporais têm causado transtornos significativos na cidade. Durante a tarde de quarta-feira (8), moradores relataram alagamentos em diversos bairros e trechos da BR-101, dificultando a mobilidade urbana e aumentando a preocupação com os impactos das chuvas.
Em Planalto Serrano, a água da chuva misturada ao esgoto invadiu casas, gerando prejuízos para os moradores, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
No bairro Parque Residencial Laranjeiras, ruas como a Euclides da Cunha ficaram completamente alagadas, conforme vídeos enviados por moradores. A Avenida Central também foi um ponto crítico, com a inundação dificultando o tráfego.
Na região de Barcelona, a Avenida Região Sudeste foi uma das mais atingidas, com veículos imobilizados devido à enxurrada.
Próximo ao Hospital Meridional, no Civit II, as ruas ficaram totalmente alagadas, enquanto em Jardim Limoeiro, diversos pontos de alagamento foram relatados, reforçando os prejuízos generalizados causados pela chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, indicando chuvas e ventos intensos até às 10h desta quinta-feira (9). O aviso engloba 48 municípios capixabas, incluindo a Serra, e alerta para alto risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Além do alerta vermelho, há outros três avisos em vigor: um de nível amarelo, que aponta menor risco, e dois de nível laranja, com perigo moderado. Um dos alertas laranja é válido até sexta-feira (10), enquanto os outros expiram ainda nesta quinta-feira (9).
De acordo com o Inmet, nas áreas sob alerta vermelho, a previsão é de precipitações superiores a 60 mm/h ou 100 mm/dia, acompanhadas de fortes ventos, aumentando significativamente o risco de desastres naturais.
A Defesa Civil orienta os moradores a permanecerem atentos às condições meteorológicas e às orientações das autoridades, especialmente em áreas de risco.
Sob o argumento de mais eficiência e fiscalização aprimorada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou neste mês o…
Em Manguinhos, a tradicional batucada formada por moradores locais agita o balneário até o carnaval todas as sextas-feiras. Crédito: Divulgação…
Igor Gabriel da Silva, de 19 anos, conhecido como “Menor Bolsonaro”, e Alan Carlos de Souza Elias, de 18 anos,…
O cantor Leó Lima é uma das atrações do festival de verão em Jacaraípe, neste sábado (11). O som do…
O programa prevê medidas como conscientização e acesso à vacina. Foto: Divulgação O Espírito Santo conta com a política pública…
O cantor Rômulo Tertúlia se apresenta na cervejaria nesta quinta e a programação conta ainda com degustação de petiscos e…