
A Serra é a cidade do Espírito Santo que mais registrou mortes no mês de janeiro de 2025, 7 ao total. Esse número representa um aumento de 75% em relação ao ano anterior, quando o município registrou 4 mortes. Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
Segundo os dados do órgão, embora a Serra tenha sido a cidade com o maior número de vítimas fatais, ela não apresentou o maior aumento proporcional de mortes. Esse posto foi ocupado por Cariacica, que teve um expressivo crescimento de 500%. Enquanto em janeiro de 2024 a cidade registrou apenas 1 óbito, em 2025 esse número subiu para 6.
Além de Serra e Cariacica, em primeiro e segundo lugar respectivamente, Linhares, Guarapari e Cachoeiro fecham o ranking das 5 cidades com mais mortes em janeiro, todas com 3 óbitos registrados.
Outro dado relevante aponta para uma leve redução no número de mortes no trânsito em comparação com janeiro de 2024, quando foram registradas 54 vítimas. No mesmo período de 2025, esse número caiu para 52 óbitos, representando uma diminuição de 3,7%.
O Observatório também detalhou os tipos de acidentes que causaram mais vítimas fatais nesse período. Em 2025, foram registradas 11 mortes em decorrência de atropelamentos, o que representa um aumento expressivo de 266,7% em relação ao ano anterior. No entanto, o tipo de acidente com maior número de vítimas fatais foram os acidentes de moto, com 22 óbitos, embora tenha ocorrido uma redução de 29% em comparação a 2024.
Além disso, o Observatório aponta que a maioria dos óbitos ocorreu em vias estaduais ou municipais, totalizando 69%, enquanto 31% aconteceram em vias federais. A análise também revela uma predominância do sexo masculino entre as vítimas, que representam 81% dos casos, sendo a maior parte na faixa etária entre 25 e 34 anos (24%).
Por fim, o estudo revela que a maior parte das mortes ocorreu entre sexta-feira (21%) e domingo (23%), no período das 12h às 17h59 (31%).
Ações de conscientização e fiscalização na Serra
Na Serra, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT) realiza diversas ações para promover a conscientização e fiscalização no trânsito. Uma das iniciativas de destaque é o projeto Transitando, voltado à rede municipal de ensino, com o objetivo de transformar a cultura no trânsito por meio da educação.
O DOT também trabalha em parceria com agências de segurança pública, como a GCM, PM- BPTRAN, PRF, e socorro e salvamento como Samu, Corpo de Bombeiros e a concessionária Eco 101. Essa integração tem sido fundamental para a proteção de vidas e para a melhoria da mobilidade urbana.
A população também desempenha um papel importante, reportando situações de risco e solicitando fiscalizações. O DOT pode ser acionado pelo telefone (27) 98182-0220, que também atende via WhatsApp. Entre as situações que podem ser informadas estão:
- Fiscalização de trânsito;
- Veículos abandonados em vias públicas;
- Defeitos em semáforos;
- Situações que comprometam a segurança viária;
- Animais soltos em vias públicas;
- Acidentes em vias municipais;
- Fios caídos ou riscos de queda de postes;
- Derramamento de óleo na pista.
O telefone (27) 3011-6909 também está disponível para suporte relacionado ao recolhimento de animais soltos.