No que tange a aplicação da primeira dose de vacinas contra a Covid-19, a Serra é a cidade que mais vacina em todo o Espírito Santo. A notícia é boa e vai ao encontro da diminuição no número de novos infectados e óbitos causados pelo coronavírus na cidade que vem sendo registrada no município. Ao todo, até essa quinta-feira (19), 378.875 pessoas doses já foram aplicadas em pessoas pela Prefeitura da Serra.
Desse total, 277.697 foram primeiras doses (D1)– o que faz da Serra a cidade que mais vacinou até o momento no ES. Sobre a segunda dose, 101.178 pessoas já tiveram a imunização completada. Já quando se fala de número absoluto de vacinas aplicadas, a Serra está em segundo lugar ficando atrás de Vila Velha – que já aplicou 273.759 imunizantes.
O TEMPO NOVO apurou que, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Governo do Estado já distribuiu 451.081 doses para o município serrano, sendo 299.179 para primeira dose e 151.902 para segunda dose (D2) – o que faz da Serra a segunda cidade capixaba que mais recebeu vacinas contra a Covid-19 até o momento.
Na aplicação da segunda dose, a Serra também tem avançado, mas ainda há muitas pessoas que precisam completar a imunização. De acordo com o Estado, do total de 277.697 vacinados, 101.178 receberam a segunda dose.
Mais de 20 mil vagas para vacinar maiores de 18 anos na Serra
No final da tarde desta quinta-feira (19), a Prefeitura da Serra vai abrir mais de 20 mil vagas para que moradores com mais de 18 anos possam ser imunizados contra a Covid-19 em unidades de saúde da cidade. Os contemplados precisam fazer o agendamento, através do site do Município. As chances serão abertas às 18 horas e devem acabar rapidamente devido à grande procura.
A partir de agora, conforme anunciado anteriormente pelo TEMPO NOVO, a Serra vai vacinar todas as pessoas que possuem mais de 18 anos, sem comorbidades, além de outros grupos prioritários. Até o momento, o Município estava imunizando somente maiores de 25 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) decidiu aderir ao ‘Grande Dia D’ de vacinação, proposto pelo Governo do Estado nessa semana e que vai ocorrer neste sábado (21), entretanto, afirmou que não vai centralizar a aplicação dessas mais de 20 mil doses em um único dia e somente em um local. Sendo assim, a imunização vai ocorrer em unidades de saúde durante o sábado, segunda (23) e terça-feira (24).
O agendamento que será aberto nesta quinta-feira também vai contemplar as gestantes, puérperas, além daquelas pessoas que estão só no aguardo para completar o esquema vacinal com a segunda dose.
Como fazer o agendamento on-line?
Para realizar o agendamento on-line de vacinação contra o coronavírus, é necessário acessar o site da prefeitura (clique aqui), informar CPF/ou cartão do SUS e data de nascimento, seguir os processos solicitados e confirmar a vaga. No final, uma página com informações de horário e data é disponibilizada.
Vale ressaltar que é preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas.