Notícias

Serra é a segunda cidade onde mais se mata no ES

Cidade segue apresentando diminuições nos números de homicídios no ES. Foto: Agência Brasil

Mesmo com uma significativa diminuição no número de assassinatos, a Serra segue como a segunda cidade onde mais se mata no Espírito Santo. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), de 1º de janeiro até o último dia 30 de setembro, 103 pessoas perderam a vida para a violência.

Segundo a Sesp, em comparação ao mesmo período do ano passado, o município teve uma queda de 30% nos registros de homicídios dolosos nos nove primeiros meses de 2019. Com isso, a Serra continua fora da liderança de assassinatos no estado – posto que ocupou por muitos anos e que agora está com Cariacica desde junho.

Em sete meses, Cariacica já contabilizou 107 homicídios, apesar de ter uma população menor que a da Serra. Mesmo estando em 1º lugar, Cariacica teve redução de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, foram 124 casos.

A Sesp não informou qual o número total de mortes no Espírito Santo neste ano. Na Grande Vitória, foram 52 homicídios em Vitória, 92 em Vila Velha, 22 em Guarapari e 14 em Viana. No total, foram 390 mortes nos municípios da região metropolitana.

Delegado diz que apreensão de armas é um dos motivos para redução

Ao TEMPO NOVO, o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra (DHPP), delegado Rodrigo Sandi Mori, explicou que ações conjuntas de combate à criminalidade estão entre os fatores que ajudaram na diminuição dos assassinatos no município. “Creditamos essa diminuição ao trabalho desenvolvido pela DHPP Serra. A redução de homicídios se deve, principalmente, a uma investigação eficaz e à prisão de homicidas, não só daqueles que puxam o gatilho, como também dos chefes do tráfico – que mandam matar e autorizam as mortes -, o que diminui a sensação de impunidade”, afirmou Rodrigo no início de setembro.

O delegado ainda disse que ações da Polícia Militar e da Prefeitura também ajudaram nessa redução. “Importante destacar, também, o trabalho em conjunto que temos com o Ministério Público e o Poder Judiciário da Serra, além da Polícia Militar, que realiza apreensões de armas de fogo e prisão de traficantes. Também temos o trabalho da Prefeitura, que investe em projetos sociais nos bairros, iluminação pública e instalação de câmeras”, explicou

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

3 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

4 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

4 horas atrás

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

1 dia atrás

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…

1 dia atrás

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…

1 dia atrás