Categories: Saúde

Serra é área de transmissão local do coronavírus

Estado já tem quatro confirmados. Foto: Divulgação

Após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmar o primeiro caso de transmissão local do coronavírus em terras capixabas, a Serra e outros municípios foram classificados como “áreas de transmissão local” da Covid-19. Na prática, isso significa que moradores da cidade podem ser infectados pela doença em suas comunidades.

Até a semana passada, tinham sido confirmados apenas casos importados, ou seja, os pacientes tinham sido contaminados fora do Espírito Santo. Mas no final de semana, um paciente, que foi diagnosticado com o coronavírus, se infectou na Grande Vitória. As outras cidades classificadas como área de transmissão foram: Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória, todos da Região Metropolitana de Saúde, mais o município de Linhares.

Até o momento, não foi divulgado nenhum caso confirmado da doença na Serra. Sobre os casos suspeitos, a Secretaria Municipal de Saúde da Serra não está passando as informações. A pasta afirma que esses dados são divulgados, exclusivamente, pelo Governo do Estado.

Por conta do avanço do coronavírus nas terras capixabas, o Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (16), e a partir de agora, poderão ser tomadas medidas sanitárias para conter a proliferação da doença no estado e tratar os pacientes que forem infectados.

A partir de agora, com a publicação do decreto no Diário Oficial, o Estado vai criar uma sala de situação de emergência, para acompanhar o avanço da doença. Segundo o decreto, os trabalhos serão coordenados pela Sesa e também contarão com a participação das secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, Justiça, Segurança Pública e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Ainda não existe nenhuma ordem por parte do Governo do Estado para fechamentos de escolas públicas nas cidades capixabas. Apesar disso, alguns municípios estão implantando a medida para evitar a proliferação da doença. As aulas também foram suspensas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e também em algumas faculdades privadas.

Sobre a situação da Serra, o TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura, para saber se haverá alguma ação específica na cidade. Além disso, questionou o Município, se há possibilidade de suspensão das aulas nas escolas municipais, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

13 minutos atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

22 minutos atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

58 minutos atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

19 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

23 horas atrás