Categories: Notícias

Serra é campeã na falta de luz por causa de pipa

 

Além do risco com a rede elétrica, as pipas também são ameaça para motociclistas se a linha estiver com cerol. Foto: Edson Reis / Arquivo TN

Além de risco de morte para quem pratica a brincadeira, soltar pipas perto da rede elétrica também gera prejuízos para moradores, comerciantes e até indústrias que dependem do fornecimento de eletricidade da Escelsa. Isto porque, ao entrar em contato com os fios da rede de distribuição, as pipas, linhas e rabiolas podem provocar a suspensão do fornecimento de energia.

E neste quesito, a Serra é a campeã de problemas. Segundo a assessoria de imprensa EDP Escelsa, só de janeiro a maio, foram registradas 72 ocorrências na cidade, interrompendo o fornecimento de energia para 18.851 clientes. E a empresa alerta que com as férias de julho o número de casos deve aumentar, já que mais crianças, adolescentes e até adultos estarão nas ruas empinando suas pipas.

Só na Serra, cerca de 105 mil estudantes saem de férias nas escolas públicas municipais, estaduais e no Ifes este mês.  Não há dados sobre o número de estudantes em escolas privadas.

“É importante que todos entendam o perigo de empinar pipas próximo à rede elétrica, por isso, os adeptos dessa prática devem sempre escolher parques, campos abertos e praças, para que a brincadeira continue divertida e segura”, diz Lino Pedroni, Gestor Executivo da EDP.

A empresa disse ainda que ao receberem o alerta, equipes da distribuidora são deslocadas para efetuar a limpeza da fiação e restabelecer o fornecimento de energia. De janeiro a junho, em todo o ES, mais de 77 mil clientes ficaram sem luz por conta de pipa. Depois da Serra, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, Vila Velha e Cariacica.

A recomendação da EDP Escelsa, é a que a turma que curte pipa faça isto longe da rede elétrica, lages, muros e utilize campos abertos. Pede também que o pipeiro não jogue marimba (linha com pedra amarrada) nem use varas – principalmente de ferro – para tirar pipas agarradas em fios.

Qualquer problema dessa ou de outra natureza com a rede elétrica deve ser alertada pelo consumidor no tel 0800 721 0707, que funciona 24 h. A ligação é gratuita.

Município com mais problemas

Serra – 72 ocorrências e 18.851 clientes impactados

Cachoeiro de Itapemirim – 25 ocorrências e 18.127 clientes impactados

Linhares – 65 ocorrências e 8.066 clientes impactados

Vila Velha – 55 ocorrências e 7.102 clientes impactados

Cariacica – 52 ocorrências e 4.382 clientes impactados

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

10 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

14 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

14 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

18 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

18 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

18 horas atrás