Um aviso emitido pelo Ministério da Saúde deixou diversos municípios capixabas em alerta, inclusive a Serra. Isso porque 11 estados brasileiros correm o risco de terem um novo surto da dengue este ano, assim como aconteceu ano passado, onde foram registrados 17 mil casos e dez mortes pela doença somente na Serra. Em 2020, já são 183 moradores infectados pela dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Espírito Santo, Rio de Janeiro e outros nove estados poderão ter um novo surto da doença a partir de março deste ano. Ainda segundo o Ministério, o Brasil registrou 1.544.987 e 782 mortes de dengue no ano passado. Na Serra, o ano fechou com o total de 17.275 registros e dez mortos, um aumento exponencial em relação a 2018, quando tinham sido confirmados 1.284 casos e um óbito.
Para o TEMPO NOVO, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informou que já está realizando ações no intuito de evitar novos surtos e combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor. Segundo a Sesa, as equipes das unidades de saúde vão fazer uma ação educativa, em parceira com agentes das comunidades. O objetivo é alertar e orientar os moradores sobre a limpeza de quintais e casas visando eliminar focos do mosquito.
A ação começa na próxima terça-feira (21), nos bairros Planalto Serrano, São Domingos e Taquara I, entre 8h e 16h. Além disso, a Sesa afirma que continua realizando continuam as demais ações de rotina, entre elas: telagem de caixas d’água, uso de bombas costais para pulverização, visitas domiciliares, ações educacionais, aplicação de larvicida, entre outros serviços.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, mas a demanda ainda não foi respondida. Assim que houver retorno, essa matéria será atualizada com a resposta.