Com grande potencial turístico, a Serra tinha ficado de fora do Mapa do Turismo do Governo do Estado de 2024. O fato, que causou estranhamento para muitos, foi revisto e o município passou, a partir desta quarta-feira (5) a integrar novamente o radar de investimentos.
O Mapa do Turismo é uma ferramenta que comprova uma estruturação para participar de políticas públicas nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação do turismo. Além disso, o mapa é um mecanismo instituído pelo Ministério do Turismo para obter um retrato da atividade turística do Brasil.
O município da Serra faz parte do Mapa do Turismo desde 2022. Na época, a atual gestão cumpriu uma série de quesitos relacionados ao ordenamento da atividade turística, demonstrando entendimento técnico do setor.
Apesar da Serra ter ficado de fora da primeira publicação do resultado de 2024, a decisão foi revista nessa semana. “Com suas belas praias, seus monumentos históricos, o congo e suas tradições e uma zona rural repleta de atrativos, a cidade de mais de 520 mil habitantes não poderia ficar de fora do Mapa do Turismo, elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur)”, explica a prefeitura.
A Setur explica que atualizou as documentações e atendeu as exigências pedidas para a cidade fazer parte do mapa. “Dentre as documentações estavam o Plano de Ação Anual do Conselho Municipal de Turismo e do Plano de Ação Anual ou Bianual da Instância de Governança Regional de Turismo”.
Por que a Serra estava de fora?
Em maio, a Prefeitura da Serra, por meio da Setur, explicou ao Tempo Novo que foi pega de surpresa pela decisão. E, que, na verdade, a exclusão aconteceu devido a uma documentação que estava desatualizada.
Prontamente, na semana seguinte, as atualizações foram enviadas e o município voltou ao radar do estado. “A Setur informa que devido às inovações e as exigências citadas no Mapa do Turismo 2024 e está atualizando as documentações junto ao Conselho Municipal de Turismo e, nos próximos dias, tudo será normalizado e a Serra estará novamente no mapa do turismo”.