A Serra foi a primeira das 78 cidades capixabas a assumir o compromisso com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) de trabalhar o empreendedorismo como prioridade da gestão.
O prefeito eleito da Serra, Sérgio Vidigal, assinou o protocolo de intenções do Programa Cidade Empreendedora na sede do Sebrae/ES, na companhia do superintendente, Pedro Rigo e do diretor técnico, Luiz Toniato.
O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo transformar a realidade dos municípios a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades. O aumento da agilidade e a promoção da inovação também são indicadores importantes para tornar o ambiente de negócios mais favorável.
“O empreendedorismo é um caminho importante para o desenvolvimento da economia local, mas é necessário que as cidades também estejam preparadas para dar um suporte e melhorar, cada vez mais, o ambiente para quem deseja empreender”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
O setor público tem grande influência na performance empreendedora nas cidades por poderem determinar a qualidade de aspectos importantes do ambiente de negócios. Ao assinar o termo, as cidades se comprometem a buscar por melhorias nesses índices.
Cidade Empreendedoras
As Cidades Empreendedoras devem apresentar um bom ambiente de negócios que é caracterizado pela boa qualidade de ecossistemas compostos por fatores, externos e internos às empresas, que articulados, incentivam a atividade empreendedora e aumentam o dinamismo do setor produtivo.
De acordo com a Endeavor Brasil, a capital do Espírito Santo, Vitória, é a 3ª cidade no Ranking de Cidades Empreendedoras, atrás apenas de São Paulo e Florianópolis.