Categories: Notícias

Serra e outras cidades do ES estão liberadas para vacinar idosos com mais de 60 anos

Idosa sendo vacinada em Nova Almeida, na Serra. Foto: Ana Paula Bonelli | Jornal Tempo Novo

A Serra, assim como outros municípios capixabas, recebeu autorização para vacinar idosos com mais de 60 anos. A liberação foi feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Entretanto, as cidades dependem da entrega de novas doses para alcançar esse grupo prioritário, já que outras faixas etárias estão à frente na prioridade e o Ministério da Saúde precisa comprar e distribuir novas vacinas.

A decisão foi divulgada pela Sesa nesta quarta-feira (17). Além da ampliação do grupo prioritário, o Estado decidiu antecipar a vacinação e entregar mais doses para os municípios. Essas vacinas estavam guardadas para a aplicação da segunda dose, mas como está previsto a entrega de uma nova remessa nos próximos dias, os imunizantes serão utilizados em outras pessoas para primeira dose.

“Decidimos antecipar a vacinação dos idosos com doses preservadas para segunda aplicação naqueles que receberam a primeira dose. Acreditamos que a pressa e a velocidade devem ser perseguidas por todos os gestores. Estaremos antecipando doses para imunizar novos grupos de idosos no nosso Estado”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Sobre a vacinação de pessoas com mais de 60 anos, a Sesa explicou que o documento publicado no Diário Oficial do ES amplia o público-alvo para vacinação contra o novo coronavírus, seguindo o escalonamento de idades para idosos e a ampliação dos trabalhadores da saúde.

A decisão tomada garante que, havendo nova disponibilidade de doses no Espírito Santo encaminhadas pelo Ministério da Saúde, seguirá a ordem prioritária:

  1. 85 a 89 anos;
  2. 80 a 84 anos;
  3. III. 75 a 79 anos;
  4. 70 a 74 anos;
  5. 65 a 69 anos;
  6. 60 a 64 anos.

Na Serra, ainda não há uma previsão exata para a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais. A informação foi concedida pela secretária municipal de Saúde, Sheila Cruz, durante conversa com a reportagem do TEMPO NOVO. Segundo ela, a cidade depende do Ministério da Saúde e governo do Estado para o recebimento de mais doses.

Estão contemplados ainda, entendendo como profissionais e trabalhadores da saúde, aqueles dos serviços exclusivos de saúde conforme Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNS), que atua em estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde como, por exemplo, fisioterapeutas, biólogos, psicólogos, trabalhadores do setor administrativo, motorista de ambulância, cuidadores de idosos etc.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, em Atenção Básica, clínicas e laboratórios, tendo que apresentar no ato da vacinação crachá, mais declaração do serviço de saúde que atua, contracheque, contrato trabalho, carteira de trabalho, carteira do conselho de classe. A resolução considera os estagiários em regime intensivo, com jornada semanal de 20 horas de trabalho direto em serviços de saúde.

Manutenção de cuidados contra o coronavírus

Secretário de Estado da Saúde, Nésio, reafirmou que, mesmo os que já receberam a primeira dose, precisam manter as medidas sanitárias de proteção. “Precisamos destacar que quem está vacinado, não está imunizado com a máxima eficácia da vacina. É necessário aguardar a segunda dose e, depois disso, esperar mais 15 ou 20 dias para a eficácia esperada. Estamos otimistas.”

Quem está sendo vacinado na Serra?

Além de trabalhadores da área da saúde, a Serra também já está vacinando idosos com mais de 90 anos, em instituições e por meio de agendamento on-line. Além disso, nesta semana, foi aberto cadastro para pessoas com 85 anos ou mais.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

12 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

16 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

17 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

20 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

20 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

20 horas atrás