smobile
[secondary_title]

Serra é premiada por incluir prevenção de desastres no currículo das escolas municipais

- PUBLICIDADE-
Foto: divulgação

A Serra foi premiada com o Certificado de Boas Práticas em Gestão de Risco e Desastre pelo projeto “Defesa Civil nas Escolas”, que visa transformar a educação ao implementar a prevenção de desastres no currículo escolar das escolas municipais, algo inédito entre as cidades do Espírito Santo.  

O reconhecimento é concedido pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil. Iniciado em 2024, o projeto se destaca por sua abordagem inovadora, que inclui a alteração da matriz curricular para inserir iniciativas de gestão de risco e gerenciamento de desastres. 

Com essa iniciativa, o município se torna um referencial na gestão de desastres e inspira outras regiões a adotarem estratégias semelhantes para proteger suas comunidades. É o que defende o prefeito da Serra, Weverson Meireles. 

“Com essa iniciativa, a Serra se torna um exemplo na gestão de desastres, inspirando outras cidades a adotarem estratégias semelhantes para proteger as famílias e cada pessoa que vive aqui”, destaca. 

A secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, reforça que o “Defesa Civil nas Escolas” ultrapassa os muros das unidades e promove uma cultura de prevenção e de segurança nas comunidades de escolas envolvidas no projeto. 

“Com a inclusão da discussão sobre prevenção aos desastres no currículo escolar, nossas crianças e adolescentes serão agentes de promoção do cuidado. Eles serão nossos grandes aliados na construção de uma cultura de ocupação sustentável e de cuidado com as nossas encostas”, afirma. 

A capacitação dos professores será conduzida pelos agentes da Defesa Civil da Serra em uma rodada de treinamentos a partir de março deste ano. Os educadores serão responsáveis por integrar os conceitos de gestão de risco ao planejamento escolar ao longo de 2025. 

A iniciativa reforça o compromisso da gestão atual com a segurança e o bem-estar da população, promovendo uma cultura de prevenção que irá beneficiar gerações futuras, destaca a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.

“Essa é uma parceria muito importante para a educação da Serra. O projeto reforça a nossa contribuição para a formação dos estudantes como cidadãos conscientes, não só para agir diante de desafios futuros, mas também para transmitir esse conhecimento às suas famílias e comunidades”, pontua.

A inclusão da prevenção a desastres nos currículos escolares da Serra, por meio do “Defesa Civil nas Escolas”, é uma iniciativa de execução anual, sem interrupções, o que a torna uma iniciativa única no estado. É o que explica o coordenador da Defesa Civil da Serra, Tenente Coronel Fábio Maurício. 

“Essa exclusividade foi um dos fatores determinantes para a conquista do prêmio. Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento do projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’. Seguiremos trabalhando para expandir essa ação e garantir um futuro mais seguro para todos”, garante. 

Como funciona o projeto? 

Com dinâmica lúdica e abordagem orientativa, os agentes da Defesa Civil da Serra, nos últimos anos, foram às escolas municipais para realizar treinamentos sobre prevenção de desastres e diagnóstico de riscos para os estudantes. 

Agora, o projeto “Defesa Civil nas Escolas” avança na promoção da construção de uma cultura de prevenção a desastres: a temática passou a integrar o currículo escolar e será abordada como um tema transversal em Geografia, História e Ciências, por exemplo. 

A capacitação dos professores será conduzida pelos agentes da Defesa Civil da Serra em uma rodada de treinamentos a partir de março deste ano. Os educadores serão responsáveis por integrar os conceitos de gestão de risco ao planejamento escolar ao longo de 2025. 

Vereador da Serra é acusado de humilhar servidora e vai parar na delegacia

Uma discussão no plenário da Câmara da Serra terminou em registro de boletim de ocorrência na delegacia, nesta segunda-feira (12), após um embate entre...

Lixão vira moradia para usuários de drogas em Jardim Limoeiro

Um ponto de descarte irregular de lixo que há anos incomoda os moradores de Jardim Limoeiro, na Serra, se agravou ainda mais nas últimas...

E-sports | Serra terá campeonato de Gran Turismo com prêmio de até R$ 1 mil

A Serra recebe mais evento do universo dos e-sports com a realização do 1º Campeonato Capixaba de Gran Turismo 7, que promete movimentar o...

Homem é preso por assediar criança de 9 anos dentro de ônibus do Transcol na Serra

Um homem de 56 anos foi preso em flagrante na noite de domingo (11) suspeito de assediar um menino de 9 anos dentro de...

Quadrilha do falso consórcio da Caixa aplica golpes e causa prejuízo de R$ 450 mil no ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou a Operação Consórcio Falido e prendeu Antony de Oliveira Braz Amorim, de 28 anos, apontado como...

Estudo revela que carência de ensino superior é entrave para crescimento da Serra

A Serra é uma das principais geradoras de mão de obra do Espírito Santo. No entanto, para avançar em termos econômicos e de qualidade...

Fraude no INSS: 2 mil moradores da Serra denunciaram descontos indevidos

Mais de 2 mil aposentados e pensionistas da Serra denunciaram descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2024...

Mais de 20 mil eleitores da Serra precisam regularizar o título até dia 19

Faltando sete dias para o fim do prazo para regularizar o título eleitoral, mais de vinte mil eleitores da Serra ainda precisam regularizar o...

Rodrigo CX homenageia os 80 anos de Bob Marley em show especial

Nesta quinta-feira (15), os fãs do reggae têm encontro marcado em Vitória, na Praia do Canto, para celebrar os 80 anos de Bob Marley...
...