A Serra foi premiada com o Certificado de Boas Práticas em Gestão de Risco e Desastre pelo projeto “Defesa Civil nas Escolas”, que visa transformar a educação ao implementar a prevenção de desastres no currículo escolar das escolas municipais, algo inédito entre as cidades do Espírito Santo.
O reconhecimento é concedido pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil. Iniciado em 2024, o projeto se destaca por sua abordagem inovadora, que inclui a alteração da matriz curricular para inserir iniciativas de gestão de risco e gerenciamento de desastres.
Com essa iniciativa, o município se torna um referencial na gestão de desastres e inspira outras regiões a adotarem estratégias semelhantes para proteger suas comunidades. É o que defende o prefeito da Serra, Weverson Meireles.
“Com essa iniciativa, a Serra se torna um exemplo na gestão de desastres, inspirando outras cidades a adotarem estratégias semelhantes para proteger as famílias e cada pessoa que vive aqui”, destaca.
A secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, reforça que o “Defesa Civil nas Escolas” ultrapassa os muros das unidades e promove uma cultura de prevenção e de segurança nas comunidades de escolas envolvidas no projeto.
“Com a inclusão da discussão sobre prevenção aos desastres no currículo escolar, nossas crianças e adolescentes serão agentes de promoção do cuidado. Eles serão nossos grandes aliados na construção de uma cultura de ocupação sustentável e de cuidado com as nossas encostas”, afirma.
A capacitação dos professores será conduzida pelos agentes da Defesa Civil da Serra em uma rodada de treinamentos a partir de março deste ano. Os educadores serão responsáveis por integrar os conceitos de gestão de risco ao planejamento escolar ao longo de 2025.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão atual com a segurança e o bem-estar da população, promovendo uma cultura de prevenção que irá beneficiar gerações futuras, destaca a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.
“Essa é uma parceria muito importante para a educação da Serra. O projeto reforça a nossa contribuição para a formação dos estudantes como cidadãos conscientes, não só para agir diante de desafios futuros, mas também para transmitir esse conhecimento às suas famílias e comunidades”, pontua.
A inclusão da prevenção a desastres nos currículos escolares da Serra, por meio do “Defesa Civil nas Escolas”, é uma iniciativa de execução anual, sem interrupções, o que a torna uma iniciativa única no estado. É o que explica o coordenador da Defesa Civil da Serra, Tenente Coronel Fábio Maurício.
“Essa exclusividade foi um dos fatores determinantes para a conquista do prêmio. Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento do projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’. Seguiremos trabalhando para expandir essa ação e garantir um futuro mais seguro para todos”, garante.
Como funciona o projeto?
Com dinâmica lúdica e abordagem orientativa, os agentes da Defesa Civil da Serra, nos últimos anos, foram às escolas municipais para realizar treinamentos sobre prevenção de desastres e diagnóstico de riscos para os estudantes.
Agora, o projeto “Defesa Civil nas Escolas” avança na promoção da construção de uma cultura de prevenção a desastres: a temática passou a integrar o currículo escolar e será abordada como um tema transversal em Geografia, História e Ciências, por exemplo.
A capacitação dos professores será conduzida pelos agentes da Defesa Civil da Serra em uma rodada de treinamentos a partir de março deste ano. Os educadores serão responsáveis por integrar os conceitos de gestão de risco ao planejamento escolar ao longo de 2025.