Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, nesta terça-feira (28) o time Serra E-Sports deixa seu apoio para a comunidade e fala um pouco mais sobre o assunto e como a comunidade digital se une sem barreiras e preconceitos.
Nos jogos online você pode ser quem quiser, montar e escolher o personagem com as características que o player mais se identifica e se divertir sem julgamentos. Esse é um ideal do mundo gamer, que vai muito além de batalhas, partidas e diversão. Apesar de ser um belo ideal, nem sempre é assim que acontece e muitos jogadores já sofreram alguma discriminação no mundo digital por sua escolha sexual.
A diversidade presente nas mais variadas posições traz um sentimento de representatividade em todo o universo gamer e estimula outros a se sentirem acolhidos.
Tendo isso em vista o Serra E-Sports viu a importância de se posicionar nesse dia em apoio a toda a comunidade, afinal, não é a opção sexual que define um jogador, e sim sua competência, habilidade e caráter em ‘campo’, diz Lucas Glendon, fundador e CEO do time Serra E-Sports.
Ver esta publicação no Instagram
Lucas ainda acrescenta: “A E-Sports nem sempre foi um espaço acolhedor e de refúgio para a diversidade. Hoje o universo online gamer e Geek é um espaço onde os usuários podem ser eles mesmos, quando muitas vezes no ‘mundo real’ as pessoas ainda não podem ser. Então o Serra E-Sports aproveitou a data para mostrar que estamos aqui para apoiar a todos.”
O dia 28 de junho é também uma data da reflexão sobre representatividade não só dentro dos jogos, como também fora dos games e do esports. A pluralidade, seja no esporte eletrônico ou na sociedade e tem avançado nos últimos anos, como pode-se ver em jogos como Free Fire, League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).
Existem diversos influenciadores, criadores de conteúdo e pro players que são LGBTQIA+ e falam abertamente sobre a própria sexualidade.
Um dos exemplos conhecidos é o multicampeão de League of Legends, Gabriel “Kami”, que colecionou troféus dentro de Summoners Rift enquanto era jogador profissional na equipe Pain Gaming.
Multicampeão no League of Legends, Gabriel “Kami” possui mais de 500 mil seguidores na Twitch, ele colecionou troféus dentro de Summoners Rift enquanto era jogador profissional da modalidade, defendendo a equipe da Pain Gaming. Após quase 10 anos no competitivo de LoL, o jogador anunciou aposentadoria e tornou-se streamer oficial da organização que defendeu por longo tempo.
Começou carreira no esports em 2011, mas somente em 2014 se sentiu confortável para falar sobre sua sexualidade com o público. Assumindo sua sexualidade, acabou dando mais coragem aos jogadores para poderem ser quem ‘são’.