Não é de hoje que a dengue é um problema na vida dos brasileiros. Apenas no Espírito Santo, em 2024, foram registrados 131 mil casos, sendo a Serra líder no ranking, com 20,1 mil casos registrados e duas mortes confirmadas, segundo o Painel de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Governo do Espírito Santo.
Por ser a maior cidade do Espírito Santo, com aproximadamente 520 mil habitantes, é normal que os casos de dengue sejam altos, ainda que esse número seja preocupante. Porém, é importante ressaltar que o número de casos em 2024 diminuiu em relação ao ano anterior, onde o registro ficou em 26,5 mil, uma diminuição de mais de 6 mil casos, conforme apurou o Tempo Novo.
O mesmo aconteceu também com o número de mortes no município. Se em 2023 nove pessoas morreram em decorrência da dengue, em 2024 esse número ficou em duas mortes.
Casos de dengue na Serra entre dezembro e janeiro
De acordo com a Secretaria de Saúde da Serra, entre o dia 29 de dezembro de 2024 e 7 de janeiro de 2025, foram noticiados 207 novos casos de dengue na cidade. Deste total, 199 são casos confirmados e 8 descartados. Não houve registro de óbito pela doença neste período. A prefeitura segue acompanhando a situação em alerta.
Espírito Santo em alerta para casos de dengue em 2025
Com 3.778 casos de dengue confirmados em 2025, o Espírito Santo entrou numa lista de estados em alerta para o aumento de incidências de casos, segundo o Ministério da Saúde. Além dele, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul, que segundo o órgão estão sendo monitorados “ainda mais de perto”.
Na última segunda-feira (13), uma equipe técnica do Ministério da Saúde visitou o ES, visando reforçar o controle e antecipar atividades de prevenção para o período sazonal da doença.
Nos últimos anos, o Espírito Santo tem visto o número de casos de dengue aumentar, ainda segundo o Painel de Arboviroses do Governo do Estado. Em 2022, o primeiro ano de registro, foram um pouco mais de 11 mil casos confirmados, em 2023 o número explodiu para 129 mil casos e em 2024 esse número ficou em 131 mil.