Notícias

Serra em alerta após dengue infectar 20 mil moradores

A Serra está em alerta após 20 mil moradores serem infectados pela dengue no ano de 2024. Crédito: Divulgação

Não é de hoje que a dengue é um problema na vida dos brasileiros. Apenas no Espírito Santo, em 2024, foram registrados 131 mil casos, sendo a Serra líder no ranking, com 20,1 mil casos registrados e duas mortes confirmadas, segundo o Painel de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Governo do Espírito Santo.

Por ser a maior cidade do Espírito Santo, com aproximadamente 520 mil habitantes, é normal que os casos de dengue sejam altos, ainda que esse número seja preocupante. Porém, é importante ressaltar que o número de casos em 2024 diminuiu em relação ao ano anterior, onde o registro ficou em 26,5 mil, uma diminuição de mais de 6 mil casos, conforme apurou o Tempo Novo.

O mesmo aconteceu também com o número de mortes no município. Se em 2023 nove pessoas morreram em decorrência da dengue, em 2024 esse número ficou em duas mortes.

Casos de dengue na Serra entre dezembro e janeiro

De acordo com a Secretaria de Saúde da Serra, entre o dia 29 de dezembro de 2024 e 7 de janeiro de 2025, foram noticiados 207 novos casos de dengue na cidade. Deste total, 199 são casos confirmados e 8 descartados. Não houve registro de óbito pela doença neste período. A prefeitura segue acompanhando a situação em alerta.

Espírito Santo em alerta para casos de dengue em 2025

Com 3.778 casos de dengue confirmados em 2025, o Espírito Santo entrou numa lista de estados em alerta para o aumento de incidências de casos, segundo o Ministério da Saúde. Além dele, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul, que segundo o órgão estão sendo monitorados “ainda mais de perto”.

Na última segunda-feira (13), uma equipe técnica do Ministério da Saúde visitou o ES, visando reforçar o controle e antecipar atividades de prevenção para o período sazonal da doença.

Nos últimos anos, o Espírito Santo tem visto o número de casos de dengue aumentar, ainda segundo o Painel de Arboviroses do Governo do Estado. Em 2022, o primeiro ano de registro, foram um pouco mais de 11 mil casos confirmados, em 2023 o número explodiu para 129 mil casos e em 2024 esse número ficou em 131 mil.

Guilherme Marques

Últimas postagens

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil…

2 horas atrás

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

3 horas atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

4 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

4 horas atrás

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Além da feira Kizomba com produtos artesanais e delícias da gastronomia, o público poderá curtir shows gratuitos com artistas capixabas,…

4 horas atrás

Após ordem do MP, quiosques de Nova Almeida tem até sábado (5) para serem desocupados

Após ordem do Ministério Público, a Prefeitura da Serra estabeleceu o prazo até este sábado (5) para a desocupação dos…

4 horas atrás