Matando 170 pessoas e infectando mais de 7 mil na China, o novo coronavírus está trazendo preocupação para o Espírito Santo, inclusive para a Secretaria Municipal de Saúde da Serra (Sesa), que já está em estado de alerta, por conta da doença. O Município está em atenção para possíveis surgimentos de moradores com suspeita do vírus.
Até a tarde desta quinta-feira (30) não havia sido registrado nenhum caso suspeito ou confirmado da doença na Serra e em nenhuma outra cidade do Espírito Santo. De acordo com a Prefeitura da Serra, os Postos de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), estão aptos para identificar os sintomas do novo coronavírus.
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) também está em atenção por conta da doença. Foi a própria pasta que alertou as cidades do estado. O Governo do Estado está estruturando um Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do novo coronavírus. Na tarde desta quinta-feira (30) está sendo realizada uma reunião, juntamente com a Anvisa, para estabelecer ações imediatas de prevenção e também de controle no Estado.
Segundo uma nota divulgada pela Secretaria Estadual, desde que o Ministério da Saúde alertou sobre a possível chegada do vírus no país, as vigilâncias municipais e a rede de saúde foram subsidiadas com informações referentes a identificação de sintomas desencadeados pelo novo coronavírus. “Todos já estão orientados e instruídos a noticiar a Sesa em caso suspeito”, afirmou por meio de nota.
No Brasil, não existe nenhum caso confirmado da doença, mas nove pacientes estão em investigação. As suspeitas estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde nos seguintes estados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Rio Grande do Sul (2), Paraná (1) e Ceará (1).
Vale destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira que os casos do novo coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.
Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.
O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…
A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…
O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…
Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…