Notícias

Serra entra em alerta para risco de casos da varíola dos macacos em moradores

Cidade ainda não possui casos confirmados de varíola do macaco. Foto: Arquivo Tempo Novo

Apesar de ainda não registrar nenhum caso suspeito ou confirmado de Monkeypox (varíola do macaco), a Prefeitura da Serra entrou em alerta para o risco de a doença chegar na cidade e infectar moradores. Nesta semana, o Governo do Estado anunciou a investigação de um paciente que poderia estar contaminado pelo vírus; esse seria o primeiro caso registrado no Espírito Santo.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não informou em qual cidade o paciente suspeito está internado, mas disse que se trata de um hospital particular. Informações extraoficiais apuradas pelo Jornal Tempo Novo dão conta de que o caso suspeito não é de um morador da Serra.

Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informou que o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde- CIEVS está em alerta para possíveis casos. Disse ainda que vem acompanhando, continuamente, as atividades da sala de situação do Monkeypox, do CIEVS Nacional, e repassando as informações.

“Enviamos atualizações e orientações para os serviços de saúde do município (públicos e privados) quanto aos fluxos a serem seguidos mediante casos suspeitos e emitindo alertas e comunicados de riscos, quando necessário”, disse o Município em nota.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde da Serra, a Secretaria Estadual de Saúde definiu o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) como referência para atendimento dos casos confirmados.

Paciente suspeito tem 44 anos

De acordo com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o resultado da investigação do caso suspeito de varíola dos macacos no Espírito Santo pode sair até esta sexta-feira (17).

O paciente possui 44 anos e é comandante de um navio de carga que saiu da Singapura e ancorou na costa capixaba.

O que é a varíola dos macacos?

Brasil já possui cinco casos confirmados da doença. Foto: Divulgação

É uma zoonose viral, isto é, uma doença infecciosa que passa de animais para humanos, causada pelo vírus de mesmo nome (varíola dos macacos). Este vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos.

Medidas de prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que é necessário manter cuidado com contato, principalmente com pessoas que tenham vindo de outros países onde há casos confirmados da doença.

A transmissão da varíola dos macacos se dá principalmente quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Depois da infecção, leva-se geralmente de 5 a 21 dias para os sintomas surgirem, que geralmente são leves e desaparecem por conta própria em cerca de três semanas.

A infecção viral já se espalhou por mais de 30 países, incluindo o Brasil. O primeiro caso de varíola dos macacos no país foi confirmado na cidade de São Paulo; já são cerca de cinco contaminados em território brasileiro.

Os primeiros sintomas da varíola dos macacos são:

  • Bolhas e feridas na pele, que coçam e doem;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Cansaço excessivo,
  • Dor nas costas.

Estes sintomas costumam surgir cerca de 5 a 21 dias após o contato com o vírus, e duram entre 14 a 21 dias. As bolhas costumam surgir primeiro no rosto e mucosa oral, espalhando-se depois para o resto do corpo e atingindo, principalmente, as extremidades, como a palma das mãos, e podendo também aparecer na região genital.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

16 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

18 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

22 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

23 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

24 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

1 dia atrás