A Serra está em alerta máximo para uma possível epidemia de dengue no município. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, já foram contabilizados 3.450 casos da doença só este ano, com um aumento de quase 1.500%. A cidade também foi a primeira a registrar morte por dengue no Espírito Santo em 2019. Enquanto isso, a prefeitura da Serra realiza mutirões e segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, mas os agentes de endemias vêm enfrentando dificuldades para entrar nas residências dos moradores.
A Serra também é a cidade da Grande Vitória com maior incidência de casos de dengue. Um idoso de 78 anos, que morava em Jacaraípe, morreu de dengue hemorrágica em fevereiro. Não foi confirmado nenhum óbito por infecção de zika ou chikungunya, que já tem 24 e 13 registros, respectivamente.
O subsecretário de Saúde do município, Aldo Lugão, confirmou que a cidade está em alerta máximo, que é o último grau antes da situação de epidemia.“Hoje em dia, circula o vírus sorotipo dois. A população ainda não teve contato com esse vírus; então, as pessoas não estão imunizadas para esse sorotipo da dengue. Então, ficamos muito mais suscetíveis ao contágio. A intensificação nas notificações e as chuvas do ano passado, seguidas do calor intenso dos últimos meses, também ajudaram a ter esse aumento nos números. Estamos em alerta”, afirma Aldo.
O subsecretário acrescenta que a prefeitura tem trabalhado o ano inteiro na prevenção, com visitas domiciliares e campanhas educativas. “Cerca de 90% dos focos dos mosquitos estão dentro das casas. É preciso que a população atue no combate. Só o fumacê, só as armadilhas e toda nossa campanha não serão suficientes se a população não estiver junto fazendo a parte dela. Agentes também enfrentam dificuldades em algumas residências e, principalmente, com as casas ou terrenos fechados. Nesse caso, é deixado um aviso para o proprietário entrar em contato e agendar uma visita”, destaca.
Aldo também disse que, por conta dos casos de dengue, as UPAs estão sobrecarregadas. “A gente orienta procurar as unidades básicas ou regionais de saúde. Se for dentro do horário de funcionamento delas, é melhor o paciente ir para as unidades e não para uma das UPAs”, explica.
Mobilização contra doença reúne multidão em Jacaraípe
No último dia 23, alunos e profissionais de escolas municipais se uniram e realizaram uma grande caminhada de conscientização para o combate ao mosquito da dengue. O evento contou com cerca de 1000 crianças de sete escolas da região de Jacaraípe.
A iniciativa veio da diretora Flavia Dantas, da EMEF Leonel de Moura Brizola, e foi apoiada por outras seis unidades de ensino. “Precisamos tomar medidas profiláticas, mudar hábitos e adotar posturas combativas ao mosquito. Só aqui na escola, pelo menos 5% dos alunos e professores já ficaram doente por causa do Aedes aegypti”, destacou a diretora.
Os alunos, pais e professores que participaram da caminhada saíram da Praça Encontro das Águas e seguiram pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
Segundo a Secretaria de Saúde, o combate ao Aedes aegypti foi intensificado desde dezembro do ano passado. Além disso, estão sendo realizados mutirões e forças-tarefas nos bairros com mais notificações e incidências de dengue, com ações de bloqueio do vetor. Diariamente, também são realizadas ações como visitas domiciliares, limpeza de terrenos, carro fumacê e utilização de bombas costais.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…