Caindo para a vice-liderança do número de mortes causadas pela Covid-19 no Espírito Santo, a Serra registrou um morador morto pela doença em cinco dias, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O número é bem menor do que os registrados nos meses anteriores, quando eram de seis a oito mortes em apenas 24 horas. Apesar disso, existe uma grande preocupação entre as autoridades de saúde, já que o último fim de semana prolongado foi de muitas aglomerações em bares e praias das cidades capixabas e isso pode ocasionar um novo aumento de casos fatais e internações.
De acordo com os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 14.112 pessoas que foram infectadas, 475 moradores mortos e 13.090 pacientes considerados curados da doença. O número de pessoas recuperadas já é referente a quase 93% de todos os casos. Sendo assim, podemos dizer – que no atual momento – a Serra tem 991 pessoas com o vírus ativo em seus organismos. Segundo a Sesa, o bairro com mais confirmações é Colina de Laranjeiras.
O levantamento feito pelo TEMPO NOVO vai ao encontro do novo Mapa de Risco, que entrou em vigor nesta semana, e colocou a Serra como risco baixo. Na prática, isso significa que não existem mais limites de horários para o funcionamento de comércios, incluindo bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings. No entanto, o Governo do Estado pediu que a população mantenha os cuidados necessários e evite aglomerações, principalmente em locais fechados.
Opinião do Tempo Novo:
População precisa ter empatia e entender que a pandemia não acabou
Mas foi exatamente o contrário disso que ocorreu no feriadão. Conforme noticiado, mesmo sendo a terceira cidade com mais casos confirmados, a Serra registrou dias de superlotação nas praias, bares, restaurantes e outros áreas de lazer. No casos dos bares, difícil era encontrar alguém de máscara nas filas que se formaram para entrar e também dentro dos estabelecimentos, que na maioria das vezes funcionam em pontos comerciais com pouca circulação de ar.
Dados por bairros da cidade
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (24), Bairro das Laranjeiras (22), Nova Carapina I (21), Vila Nova de Colares (19) e José de Anchieta I (16). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da Serra é 3,4%.
Como já dito antes, Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 659 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 584. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 116.578 confirmações, 3.286 mortes e 106.066 curados.