Especial: pandemia de coronavírus

Serra está há dois dias sem registrar mortes causadas pela Covid-19

Cidade não registra mortes por coronavírus há dois dias, mas situação ainda preocupa. Foto: Gabriel Almeida

Mesmo sendo uma das cidades capixabas mais afetadas pela pandemia do coronavírus, a Serra está há dois dias sem registrar moradores mortos por complicações da Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Entretanto, o município segue contabilizando altos números diários de casos confirmados da doença e ocupa a terceira colocação no triste ranking de cidades com mais infectados e óbitos pela Covid-19 no ES.

É importante destacar que o não registro de mortos durante as últimas 48 horas não significa, na prática, que nenhum morador morreu por complicações da doença nesse período, mas sim que não houve registro oficial de óbitos. Além disso, durante fins de semana, é comum que haja atraso na contabilização desses dados.

E mesmo com baixa no registro de óbitos, a situação ainda preocupa as autoridades de saúde, já que os fins de semana têm sido de muitas aglomerações em praias, bares e outros locais das cidades capixabas e isso pode ocasionar um novo aumento de casos fatais e internações, ou seja, uma segunda onda da doença.

De acordo com os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 19.760 pessoas que foram infectadas, 541 mortes e 18.217 moradores considerados curados da doença. Nas últimas 48 horas, nenhuma morte foi contabilizada, mas casos confirmados continuam ocorrendo. Em 24 horas, por exemplo, foram 50 novos infectados.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 25.625 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.

É importante lembrar que desde o início da pandemia, a Serra sempre esteve entre as cidades mais afetadas pela doença, inclusive chegou a liderar o número de óbitos por várias semanas consecutivas.

Casos e óbitos por bairros da Serra

Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (28), Feu Rosa (26), Nova Carapina I (21), Vila Nova de Colares (20), Cidade Continental (18), José de Anchieta I (18), Planalto Serrano (17), Barcelona (16) e Parque Residencial Laranjeiras (16).

Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade na Serra é de 2.74%.

Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 947 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 782. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 156.018 confirmações, 3.862 mortes e 146.686 curados.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

6 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

8 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

12 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

13 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

14 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

14 horas atrás