A cidade da Serra melhorou na transparência e nas boas práticas da gestão pública. É o que garante a segunda edição do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, realizado pela ONG Transparência Capixaba.
A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (12) e mostra ainda que a maioria dos municípios do Espírito Santo progrediu significativamente em termos de transparência e governança pública no último ano.
Apesar de estar classificada como ‘ótima’, a Serra ficou fora do ranking das cinco cidades mais transparentes do Espírito Santo – aqueles municípios que receberam pontuação máxima, que é 100%.
O título foi dado as seguintes cidades: Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha e Vitória, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
A Serra ficou em 9° lugar, mas obteve melhora de 14,4% de 2022 para 2023. No ano passado, a cidade tinha pontuação de 83,3%. Este ano, o número aumentou para 97,6%. O município, que atualmente é governado pelo prefeito Sergio Vidigal (PDT), está classificado como ‘ótimo’, ou seja, mais transparente.
Além da Serra, 51 municípios foram classificados como ‘ótimo’ ou ‘bom’ no ES
Segundo os dados da edição de 2023 do ranking, 52 municípios do estado foram classificados como “ótimo” ou “bom”. Isso representa um aumento significativo em relação a 2022, quando apenas 11 das 78 cidades capixabas receberam essas classificações positivas.
Outros 20 municípios foram classificados como “regular”, enquanto seis receberam a classificação “ruim” na avaliação de 2023. Os municípios com desempenho insatisfatório não foram capazes de disponibilizar informações acessíveis em seus sites para a população.
O ranking completo pode ser acessado aqui.
Como funciona o estudo de transparência e governança pública
A avaliação foi conduzida pela ONG Transparência Capixaba, com base na metodologia da Transparência Internacional/Brasil e com o apoio do Espírito Santo em Ação. O desempenho médio do estado do Espírito Santo alcançou 70,65%, sendo considerado “bom”.
A avaliação se baseou no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), uma metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional/Brasil que analisa mais de 58 critérios divididos em cinco dimensões: legal, plataformas, administração e governança, transparência financeira e orçamentária, comunicação, engajamento e participação.
Ao final do processo, cada município avaliado recebe uma pontuação entre 0 e 100, e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.