Notícias

Serra fará ação integrada para atender a mais de 400 pessoas em situação de rua na cidade

A população de pessoas em situação de rua vem aumentando assustadoramente nos últimos anos. A pandemia e a crise financeira que assola o Brasil tem contribuído com o problema social.

Na Serra, a Prefeitura identificou mais de 400 pessoas em situação de rua e se prepara para lançar um programa integrado de atendimento especial. Intitulado “Popularizar”, ele vai envolver ações de oito secretarias.

O primeiro “Popularizar” será realizado na Serra-Sede, nos dias 27 e 28 de julho, das 16h às 21h. No local será montada uma tenda e ofertados vários tipos de atendimento que estão em fase de finalização por parte de cada secretaria.

O objetivo é popularizar as ações e os serviços das secretarias municipais ofertados e destinados à população em situação de rua.

Antes mesmo da realização da ação, haverá uma rodada de reuniões com Associação de Moradores, Associação de Comerciantes, Associação de Empresários e também entidades religiosas.

A iniciativa da “força-tarefa” é comandada pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra e integra áreas como Educação, Saúde, Direitos Humanos e Habitação.

De acordo com a secretária de Assistência Social da Serra (Semas), Cláudia Silva, o Popularizar vai oferecer mais do que acolhimento, incluindo as etapas de prevenção, encaminhamento, integração e reintegração social.

“Temos que pensar em ações de curto, médio e longo prazos. Precisamos ajudar essas pessoas a retomarem suas vidas para que elas sejam protagonistas, sejam empoderadas, que retomem o convívio familiar”, declarou Cláudia Silva.

Cada secretaria participante do programa vai apresentar ações a serem desenvolvidas na data das ações, mas também após a programação, dando um atendimento continuado e mais profundo a essa população.

“O Popularizar não vai parar na ação realizada no bairro. A população de rua é muito carente, precisa de nossa atenção. É preciso tirar essa população da invisibilidade”, afirmou a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

10 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

11 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

12 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

12 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

13 horas atrás