Amar é o Bicho

Serra fará mutirão para identificar fungo em cães e gatos neste sábado

A esporotricose é conhecida também como doença dos jardineiros, já que este tipo de profissional mexe muito com a terra.  C´redito: Divulgação

Proprietários de animais que vivem em áreas tropicais, como é o caso do Espírito Santo, precisam ficar atentos. Isto porque, um fungo tem aparecido em alguns diversas cidades e na Serra, diversos animais estão sendo acometidos com a enfermidade. Trata-se do Sporothrix brasiliensis, principal causador da esporotricose e encontrado em abundância em troncos de árvores e no solo.

Neste sábado (15) a Prefeitura da Serra fará um mutirão em Bicanga, no Parque Caminho do Mar, durante a quinta edição do Serra + Cidadã para identificar cães e gatos que tenham suspeita da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde será montado um consultório para diagnóstico da esporotricose em animais, que estará à disposição dos moradores, das 9h às 16 horas.

Os técnicos da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) não só farão exames clínicos em cães e gatos com suspeita da doença, sobretudo aqueles que apresentarem lesões na pele, como, também, realizarão lá mesmo os exames laboratoriais.

+ Mutirão para emitir carteira de identidade neste sábado na Serra

Os resultados sairão na hora e, no caso de positivo para doença, o “melhor amigo” da família também receberá o tratamento e, os seus donos, as devidas orientações sobre a doença e os encaminhamentos necessários.

A esporotricose é conhecida também como doença dos jardineiros, já que este tipo de profissional mexe muito com a terra.  O fungo costuma atacar especialmente os gatos que tem acesso a rua para dar passeios ao ar livre. E, ao serem infectados durante escapadas de casa, eles mesmos se tornam vetores dessa zoonose para seus tutores e outros animais. Cães também podem ser atingidos, assim como animais silvestres.

Os principais sintomas da doença são feridas na pele do bicho, principalmente no focinho, que podem apresentar uma secreção purulenta, além de queda de pelos, falta de apetite e vômitos.

O que fazer em caso de suspeita da doença?

Em caso de suspeita da doença em algum animal, basta entrar em contato com o Setor de Controle Animal, da Vigilância Ambiental em Saúde, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3281-9288 ou pelo e-mail: cczserra@gmail.com.

O diagnóstico do animal é concluído após a realização de exames laboratoriais, feitos pela própria vigilância. Confirmado o caso, o animal é incluído no Programa Municipal de Controle da Esporotricose e, seu tutor, receberá o medicamento e as orientações para o tratamento do animal, além da avaliação periódica, realizada por médico veterinário.

Vacinação antirrábica

As equipes da VAS também estarão no Serra +Cidadã com o serviço de vacinação antirrábica. Não vacinou são cão ou gato este ano contra a doença? Pronto! Basta levá-lo até o parque.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Comunicado – 14/04/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 14-04-2025 - 2ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Vereadora da Serra é a que mais apresentou projetos em 100 dias de mandato

Raphaela Moraes apresentou 273 projetos nos 100 primeiros dias de mandato. Foto: Divulgação Com cem dias de atividades legislativas, a…

2 horas atrás

Sanny Machado chega à Serra com o espetáculo “Incrivelmente Mágico” no fim de abril

No domingo (27) quem sobe ao palco é Sanny Machado com o espetáculo “Incrivelmente Mágico” que mistura mágica e hipnose.…

2 horas atrás

Serra promove a 1ª Caminhada “Passos pela Inclusão” em apoio à conscientização do autismo

No próximo dia 27 de abril, a Serra será palco da 1ª Caminhada “Passos pela Inclusão” em conscientização sobre o…

2 horas atrás

Governo do Estado abre concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4 mil

O Governo do Estado oferta um novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4…

3 horas atrás

Encenação da Paixão de Cristo na Serra será nesta sexta-feira (18), aos pés do Mestre Álvaro

A encenação da Paixão de Cristo é uma tradição na Serra e acontecerá nesta sexta (18) em Vista da Serra…

3 horas atrás