Categories: Divirta-se na Serra

Serra faz 461 anos sob as bênçãos dos santos com tradições e congo

Fernanda Barcelos e Gabriel Criste não perdem os ritos religiosos nem a festança que marcam o aniversário da cidade e a devoção a São Benedito e Nossa Senhora. Foto: Edson Reis

Ana Paula Bonelli

Com mais de quatro séculos de fundação, a Serra comemora nesta sexta-feira (8) mais um aniversário. A cidade completa 461 anos e celebra, ao mesmo tempo, o dia de sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. Nos festejos missas na Igreja Matriz que leva o nome da santa, shows musicais e procissão. O mês de dezembro reserva ainda na agenda, tradições como a cortada, a puxada e a fincada do mastro de São Benedito, sempre regado a muito congo.

Os festejos em alusão a padroeira começaram em novembro com missas e atividades na Igreja Matriz, na Serra-sede e continuam até o dia 9. Todos os dias tem celebração em horários alternados no templo. A quinta-feira (7) será marcada pela alvorada da santa, às 5 horas, missa, às 19h30 e show de Messias Cávoli, às 21h.

O ponto alto dos festejos acontece no sábado (8) dia da padroeira, quando as atividades começam logo cedo às 4h com alvorada. Às 8h30, tem o ofício à Imaculada Conceição. Às 9h, tem missa com as crianças. Às 15 horas, missa da saúde, seguido às 17h30 de procissão de Nossa Senhora da Conceição e missa solene da santa no palco montado ao lado da igreja Matriz. A programação terá ainda apresentação de coral Imaculada Conceição. No fim da missa, haverá ação entre amigos e show musical, às 21h, com Flávia Dornellas. Vale lembrar que no dia 8 é feriado municipal.

Ainda na sexta (8) haverá Desfile das Identidades Culturais ‘Serra Meu Amor’ pelas principais ruas da Serra-Sede. A concentração será a partir das 8h em frente ao prédio da Prefeitura. Os participantes serão divididos em alas e sairão às 9h30 pela rua Getúlio Vargas em direção à Igreja Matriz.

Animado por bandas marciais de escolas e pela Banda Estrela dos Artistas, o desfile vai contar com alas do esporte, da cultura, de projetos sociais, entre outras. As escolas de samba Mocidade Serrana e Império de Fátima também estão confirmadas para o evento. No sábado (9) tem show com banda Estrela dos Artistas, às 21h, logo após a missa que acontece às 18h.

A Serra era habitada por índios tupis e no século XVI brancos e mestiços vieram para cá em busca de ouro. Em 08 de dezembro de 1556 o jesuíta Braz Lourenço e o índio temiminó Maracajaguaçu fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, no entorno do Mestre Álvaro. Ainda naquele século, os padres Jesuítas ergueram a capela de São João de Carapina e depois a Igreja dos Três Reis Magos, esta última com participação do Padre Anchieta. A  emancipação da cidade veio bem mais tarde, em 6 de dezembro de 1875.

Domingo com cortada de mastro, procissão e cavaleiros

Na sequência do aniversário da cidade, vem a festa para São Benedito, que começa neste domingo (10) com a cortada do mastro ao som das bandas de congo. Neste dia haverá o tradicional cortejo saindo São Domingos, passando pelas principais ruas da Sede até o prédio da Igreja Matriz. Por volta das 18h, os festeiros pedem permissão para os padroeiros São Benedito e Nossa Senhora da Conceição para darem início aos festejos.

Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois enfeitadas com flores silvestres, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de Santo Bino, como também é conhecido São Benedito. O evento conta com a participação de cavaleiros e amazonas.

Segundo a Associação das Bandas de congo da Serra, estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, Konschaça, São Benedito de Santiago e Santo Expedito. A banda de música Estrela dos Artistas também é presença certa. 

A origem da Festa de São Benedito, contada por antigas narrativas populares, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba. Reza a lenda que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Em gratidão, os sobreviventes fizeram a promessa de todo ano homenagear o santo pela graça obtida. A festa de São Benedito acontece há 172 anos no município.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Praia limpa: mais de 20 quilos de lixo retirados de praia na Serra

Presidente da Câmara da Serra, Saulinho, participa da ação Praia Limpa e reforça compromisso ambiental/ Divulgação Mais uma edição da…

9 horas atrás

Área de unidade de saúde de São Diogo pega fogo na Serra

A unidade de saúde foi inaugurada em outubro de 2023. Reprodução Leitor Tempo Novo Um incêndio na área da Unidade…

10 horas atrás

Suspeito de homicídios foragido do sistema prisional é recapturado na Serra

O detento Alex Barbosa da Silva estava foragido do Sistema Penitenciário desde o dia 23 de outubro de 2024/ Divulgação…

13 horas atrás

150 novos agentes da Guarda Civil se formam na Serra

Formatura Guarda Civil/ Foto: Samuel Chahoud/Acervo Secom Novos 150 agentes da Guarda Civil Municipal da Serra se formaram nesta sexta-feira…

13 horas atrás

Serra conta com 15 pontos próprios para banho

Previsão é de sol na Serra para o final de semana. Um fim de semana com temperaturas de até 32ºC…

14 horas atrás

Fim de semana de altas temperaturas na Serra

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo A previsão do tempo para este…

14 horas atrás