Diversos bairros da Serra estão em alerta devido ao risco de infestação do caramujo africano (Achatina fulica), uma espécie invasora que prolifera durante o período chuvoso. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informou que o acúmulo de água e matéria orgânica nesta época do ano favorece o aumento de pragas e doenças.
O caramujo africano é conhecido por transmitir a angiostrongiloidíase, doença que pode causar meningite em humanos. A transmissão ocorre por meio do muco deixado pelo molusco em superfícies durante sua movimentação.
Em situações de grande infestação, os moradores podem acionar a Secretaria de Serviços pelo telefone 3251-5879, disponível das 7h às 17h, para solicitar o recolhimento dos animais, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Para conter a proliferação do caramujo africano, a Sesa orienta a população a seguir as seguintes medidas de prevenção:
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde, no setor de Pragas Urbanas.
O Estado oferta novo concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O…
Os bairros contemplados com a colônia de férias gratuita na Serra são Vila Nova de Colares, Novo Porto Canoa, Feu…
Sergio Vidigal, Renato Casagrande e Ricardo Ferraço. Crédito: Divulgação O ex-prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), é o mais novo…
O responsável pela criação irregular dos pássaros foi autuado em flagrante por crime ambiental, por manter animais silvestres em cativeiro…
Crédito: Divulgação. Após deixar a Prefeitura da Serra, Sérgio Vidigal (PDT) está fortemente cotado como possível candidato a governador do…