Diversos bairros da Serra estão em alerta devido ao risco de infestação do caramujo africano (Achatina fulica), uma espécie invasora que prolifera durante o período chuvoso. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informou que o acúmulo de água e matéria orgânica nesta época do ano favorece o aumento de pragas e doenças.
O caramujo africano é conhecido por transmitir a angiostrongiloidíase, doença que pode causar meningite em humanos. A transmissão ocorre por meio do muco deixado pelo molusco em superfícies durante sua movimentação.
Em situações de grande infestação, os moradores podem acionar a Secretaria de Serviços pelo telefone 3251-5879, disponível das 7h às 17h, para solicitar o recolhimento dos animais, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Para conter a proliferação do caramujo africano, a Sesa orienta a população a seguir as seguintes medidas de prevenção:
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde, no setor de Pragas Urbanas.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…