A Prefeitura da Serra promoverá, nesta terça-feira (3), um mutirão para inscrição e concessão da Carteira de Identificação Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIMPTEA).
A ação ocorrerá no Cras de Laranjeiras, das 7h às 12h, e é organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir).
O objetivo é promover inclusão e garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, conforme estabelece a Lei 13.977/2020.
A CIMPTEA, com validade de cinco anos, assegura benefícios importantes, como:
- Prioridade de atendimento em órgãos públicos municipais.
- Meia-entrada em eventos culturais realizados na Serra.
- Mais segurança em situações de emergência, com informações úteis, como dados de contato de responsáveis ou cuidadores.
Desde outubro deste ano, 141 pessoas já receberam o documento, que oferece maior acessibilidade aos portadores do transtorno.
Ana Paula Elizeu da Silva, moradora do bairro Boa Vista II, destacou como a CIMPTEA trará melhorias para a vida dela e de seu filho de cinco anos, diagnosticado com TEA.
“A carteirinha vai facilitar muito a nossa rotina. Identificado, ele terá acesso ao atendimento prioritário e as pessoas vão entender o diagnóstico. Antes, era difícil quando ele reagia de forma diferente, e eu precisava mostrar o laudo para justificar”, explicou.
Documentação necessária para emissão da CIMPTEA:
- Laudo médico com o CID-10 F84.
- Documentos pessoais do requerente ou responsável legal.
- Comprovante de residência original.
- Comprovante de inscrição no CadÚnico.
- Telefone de contato.
- Foto 3×4.
- Comprovante do tipo sanguíneo.