Serra faz processo seletivo para substituir cubanos do “Mais Médicos” | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 19 de novembro de 2018 às 21:30

Serra faz processo seletivo para substituir cubanos do “Mais Médicos”

Por Maria Nascimento
[email protected]

A rede pública municipal conta com o trabalho de 30 médicos cubanos. Foto: Divulgação

O anúncio feito pelo Governo de Cuba de encerrar a participação no programa Mais Médicos terá impactos na Serra. No Brasil, desde 2013, o programa teve como objetivo enviar tais profissionais para regiões distantes do país. Os 30 mil médicos cubanos devem deixar o Brasil ainda em 2018.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra (Secom), nesta segunda-feira (19) seriam convocados 15 médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) do concurso público e 50 de contrato para cobrir a lacuna deixada com a saída dos profissionais da rede pública municipal. A Serra conta com 30 profissionais atuando nas unidades de saúde. 

A Secom informou ainda que mais dois processos seletivos terão início nesta terça-feira (20). “Um mapeamento do Mais Médicos para remanejamento está em andamento, e a prefeitura já solicitou à Câmara alteração da Lei ampliando para 80 as vagas para médicos de 20 horas”. 

Segundo a assessoria da Sesa, os médicos cubanos atendem em bairros como Nova Carapina I, Jardim Carapina, Feu Rosa, Barcelona, Nova Almeida, Vila Nova de Colares, Jacaraípe, Planalto Serrano, Taquara, Barro Branco e São Marcos.

A decisão do Governo de Cuba de abandonar o programa Mais Médicos foi anunciada após o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmar que os médicos cubanos só poderiam continuar se fizessem exame de revalidação do diploma, recebessem a valor integral do salário (o governo da ilha caribenha fica com cerca de 70% dos proventos) e ainda pudessem trazer familiares para o Brasil.




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por