A Serra fechou o mês de agosto com 13.628 moradores infectados pelo coronavírus. Das confirmações, 467 moradores da cidade morreram, 12.692 foram curados e o restante segue lutando contra o vírus. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 31 dias, foram registrados 3.043 casos confirmados e 43 óbitos causados pela Covid-19.
O número de casos confirmados foi maior que o do mês passado (julho), mas o de mortes sofreu uma grande redução. Enquanto isso, pelas ruas da cidade, o movimento é grande e o índice de isolamento social despenca cada vez mais. A média da Serra no índice é 43,40. Isso significa que menos da metade da população serrana está respeitando as orientações de isolamento social.
Além disso, no transporte público, os passageiros são obrigados a enfrentar ônibus e terminais sempre lotados nos horários picos. Os fins de semana também são de bares cheios e praias lotadas. O problema principal dos bares é que o funcionamento está proibido, mas moradores relatam que é bem difícil encontrar equipes de fiscalização da Prefeitura da Serra.
Em apenas 24 horas, a cidade perdeu mais dois moradores para o vírus e outras 42 pessoas foram infectadas. Os dados foram apurados pelo TEMPO NOVO, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Feu Rosa é o bairro com maior número de mortes na cidade
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (24), Bairro das Laranjeiras (22), Nova Carapina I (21), Vila Nova de Colares (19) e José de Anchieta I (16). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da Serra é 3,43%.
Colina de Laranjeiras continua sendo o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 620 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 577. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 111.363 confirmações, 3.158 mortes e 100.246 curados.