Notícias

Serra ganha primeiro Ecoponto temático do ES para descarte de móveis, eletros e entulho

O Ecoponto fica em Vila Nova de Colares. Foto: Divulgação

A Serra passa a contar, a partir desta terça-feira (21), com uma nova aplicação do conceito de Ecoponto na cidade, o primeiro do Estado. Trata-se de um local voltado para o descarte voluntário de resíduos como entulho de obras, TVs, micro-ondas, volumosos – a exemplo de sofás e colchões-, lâmpadas, móveis, madeira, óleo de cozinha, pilhas, baterias, restos de poda em geral e pneus.

Tudo de graça. Localizado na Rua Floriano Peixoto, s/nº, no bairro Vila Nova de Colares funcionará de segunda a sábado, das 6 às 18 horas, com acesso controlado e organizado com caixas estacionárias separadas e identificadas para cada tipo de resíduo.

Além da estrutura padrão para gerenciamento de resíduos, o Ecoponto Quintal propõe muita diversão, contando com uma área de lazer que inspira a sustentabilidade.

Feito de materiais reaproveitados, o espaço convida o munícipe a adotar uma postura mais sustentável. Lá, será possível aprender brincando sobre a importância da destinação correta do lixo no cuidado com o meio ambiente e seus reflexos para a melhoria da qualidade de vida.

Para melhor contar essa história, a parceira da Prefeitura da Serra na limpeza urbana, a empresa Corpus, traz o Sirilimpo. O mascote será o guia do circuito educativo, que por meio de painéis informativos que abordam questões de estímulo à reciclagem e ao consumo consciente de materiais e da disponibilização de diversas formas para o descarte correto de resíduos.

O Ecoponto conta também com uma horta de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), com diversas espécies que são pouco conhecidas e utilizadas na alimentação, mas que são ricas fontes nutricionais e de saúde.

Além de valorizar os ingredientes regionais, a proposta é estimular o consumo desses alimentos, diversificando a dieta dos serranos com plantas como capuchinha, peixinho e amor-perfeito.

 

Entenda:

  • O Ecoponto é aberto ao morador da Serra, principalmente os bairros do entorno como: Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Ourimar e Manguinhos.
  • Tamanho: 1.370m² – sendo 251m² de quintal.
  • Aproximadamente R$630 mil de investimento.
  • Caixas estacionárias individuais para o descarte de: podas, móveis e madeiras; entulho da construção civil até 150m³ (três sacos de estopa grande), eletroeletrônicos e pneus.
  • Contêineres para lâmpadas, pilhas e baterias, bem como materiais recicláveis.
  • Bombona para óleo de cozinha.
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

18 horas atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

18 horas atrás

Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína na Serra

O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…

21 horas atrás

Verão na Serra: confira programações gratuitas neste sábado (18)

O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…

22 horas atrás

Verão: dicas essenciais sobre o uso de protetor solar

O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…

22 horas atrás

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

2 dias atrás