Categories: Política

Serra ganha viaturas para combater a violência contra a mulher

O deputado estadual Jamir Malini, comemora a aquisição de duas viaturas para visitas tranquilizadoras, fruto de emenda parlamentar de sua autoria. Foto: Divulgação

Nos últimos meses os capixabas ficaram estarrecidos com a crueldade praticada em pelo menos dois casos de feminicídio. Em agosto Gabriela Silva foi estrangulada pelo ex-noivo em Colina Laranjeiras, e em setembro, o caso da médica Milena Gottardi tomou os noticiários, quando foi morta a tiros. Para a polícia o principal suspeito é o ex-marido Hilário Frasson. Casos como esses vêm se repetindo em todo o estado, e para conter isso, a Serra, município com altos índices históricos de violência contra a mulher, vai ganhar mais duas viaturas para reforçar a Patrulha Maria da Penha.

As viaturas foram compradas com recursos de emenda do deputado estadual Jamir Malini (PP), e segundo ele devem estar operando já na primeira quinzena de novembro. “Serão feitas visitas tranquilizadoras, haverá atendimento diferenciado à mulheres vítimas de violência doméstica, é uma forma de trazer mais qualidade no atendimento. Coloquei meu mandato à disposição para ações como esta, que visam o bem-estar das mulheres da nossa cidade”, disse Malini.

Segundo dados da Sesp, de janeiro a setembro, foram assassinadas 100 mulheres em todo o ES, e na Serra, totalizou 11 casos, ficando atrás apenas de Vila Velha com 14 e Cariacica com 13. Malini explica que diante dos altos números, visitou recentemente as instalações do 6o Batalhão da Polícia Militar, quando foi informado da demanda pelos equipamentos. “Conversamos com o Major Werneck e o Coronel Mauro, que nos colocaram a necessidade de veículos para reforçar a patrulha Maria da Penha”, lembrou.

O deputado Jamir Malini. Foto: Divulgação

As visitas tranquilizadoras acontecem após a Polícia Civil recolher a denúncia de violência doméstica, registrada pela Delegacia da Mulher. Durante o registro, pergunta-se à mulher se ela deseja a visita tranquilizadora, com o relatório de acompanhamento. São realizadas visitas até que tenha sido restabelecido o ambiente seguro para a mulher. É o que explica a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Luciana Malini.

“As viaturas vão fortalecer as politicas públicas de segurança para a mulher na Serra, vai mostrar a presença do Estado e aí sim se conseguir gerar a sensação de segurança na mulher. O policial orienta a fazer o contato com a Seppom após a visita.”, disse a secretária.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Alimentação é grande aliada no combate a osteoporose, afirma nutricionista

Apenas 20% das pessoas que convivem com a doença sabem do diagnóstico/ Foto: Banco de Imagens Gratuito Freepik Neste domingo…

20 horas atrás

Outubro Rosa: Saiba os direitos das mulheres com câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, criado com o objetivo de educar…

2 dias atrás

Justiça proíbe Muribeca de espalhar fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson

O candidato Pablo Muribeca foi proibido pela Justiça de espalhar fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson Meireles. Crédito:…

2 dias atrás

Moradores de Vitória buscam socorro na saúde da Serra: UPAs atenderam 8 mil pacientes da capital este ano

As UPAs da Serra já atenderam mais de 8 mil moradores de Vitória somente este ano. Crédito: Divulgação A Secretaria…

3 dias atrás

Homem é encontrado morto em casa de praia na Serra

O técnico em radiologia foi encontrado pelo inquilino dentro da própria casa de praia em Balneário Carapebus, na Serra/ Reprodução:…

3 dias atrás

Érica Neves e Ítalo Scaramussa reúnem multidão de advogados que declaram apoio às suas candidaturas na OAB

Evento de lançamento da Chapa 10, "Unidos Avançamos", que tem Ítalo Scaramussa e Mayara Borges disputando os cargos de presidente…

3 dias atrás