Notícias

Serra incentiva empresa que dá emprego a mulher ameaçada de morte por companheiro

No início de março a cidade aderiu a agenda estadual para ampliar atendimento às mulheres vítimas de violência e ameaçadas. A secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulher (Seppom), Gracimeri Gaviorno detalha, neste terceiro bloco (veja o primeiro e o segundo nos respectivos links) da entrevista concedida ao Tempo Novo no último dia 17, uma das ações previstas nesta agenda.

No início de março o município criou incentivo para empresas que empregam mulheres ameaçadas de morte por seus companheiros e que precisaram sair de casa. Como é isso?

O prefeito assinou a intenção da Agenda Mulher do governo do Estado, promovido pelo gabinete da vice-governadora, para intensificar os serviços no ES no atendimento às nossas mulheres. Criou, no dia 08 de março, um selo social chamado ‘Conta Comigo’, concedido à empresas que acolhem nos postos de trabalho mulheres que sofreram violência e precisaram deixar seus lares. E a mulher quando está nessa situação de deixar o lar, precisa trabalhar. E existe muito preconceito dentro das empresas.

A Seppom ajuda no encaminhamento dessas mulheres ao mercado de trabalho?    

A gente ajuda. E esse é objetivo do selo. A empresa se cadastra no Sine e diz ‘eu quero x vagas ou essa vaga para mulher vítima de violência’. Aí nós encaminhamos essa mulher através nosso serviço de atendimento psicossocial. Para a empresa, fica nosso reconhecimento moral por sua responsabilidade social ao promover a autonomia da mulher.

A cidade também manifestou interesse em aderir a pacto global da ONU onde estão previstas ações para reduzir desigualdade de gênero….

Isso. Assim o município se compromete a efetivar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Há um decreto municipal referendando isso e a gente está fazendo articulação entre as secretarias. Entre esses objetivos, faço o recorte do ODS 5, que é a promoção da igualdade de gênero, do enfrentamento da violência.

Como a senhora avalia o machismo? A sociedade caminha para superá-lo?

As pessoas compreendem de forma errada o machismo e quando isso acontece a gente reage a uma coisa que não deveria reagir. O machismo é perverso para homens e mulheres. Coloca o homem num lugar que nem ele quer. Ele nasce e a sociedade fala pra ele você não pode chorar, tem que ser o provedor da casa, tem que ser o super-herói da mãe, do pai, da irmã, da filha, da esposa. E isso vem dessa estrutura. Como estava no código civil até pouco tempo: o homem é o provedor da casa. O homem deixaria de ser homem se ficasse desempregado. Penaliza e desumaniza o homem. E também a mulher, pois isso deixa o homem agressivo.

O que fazer para combater isso?

A gente só muda isso com muita educação, pois se o mundo diz que o homem manda e a mulher deve ser subjugada, não podendo estudar, trabalhar, administrar os bens, não pode escolher a roupa que vai se vestir, ela vai ser violada. A violência vai sendo legitimada pela estrutura do machismo. Essa mesma sociedade que diz meu filho é macho, meu filho não chora, diz pra ele que precisa ser sensível, parceiro da sua esposa. Então homens e mulheres ficam perdidos. Isso precisa ser desconstruído. Nós somos seres humanos e deveríamos estar aqui em condições iguais, cuidando uns dos outros. Homens e mulheres são vítimas do machismo.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra vai participar do programa teleconsultas com 12 especialidades médicas no CRE Metropolitano

Ver Post o Programa oferece consultas médicas em diversas especialidades. Foto: N/A Serra está entre os 23 municípios contemplados com…

4 horas atrás

Deputado estadual Vandinho Leite assume liderança do Governo na Ales

Governador Renato Casagrande a esquerda e vereador estadual Vandinho Leite a direita/ Foto: Hélio Filho/ Divulgação O deputado estadual Vandinho…

6 horas atrás

Stação Spacial abre as portas para criação, troca e cultura na Serra

Fredone começou sua trajetória artística no graffiti, inspirado pelo skate e pela cultura hip hop nos anos 1990/ Divulgação A…

9 horas atrás

Lagarto teiú é resgatado em escada de casa na Serra

O animal estava saudável e sem ferimentos/ Divulgação Fiscalização Ambiental Um lagarto teiú foi resgatado na manhã desta sexta-feira (24)…

9 horas atrás

Derrubada do Mastro na Serra nos bairros Pitanga e Santiago no fim de semana

A tradição e a cultura vão tomar conta da Serra neste fim de semana com a Derrubada do Mastro, evento…

10 horas atrás

Sejus confirma prisão de homem detido duas vezes na mesma semana por furto na Serra

Três dias antes de furtar um caminhão, Paul Saymon foi detido suspeito de roubar uma bicicleta/ Reprodução Redes Socias A…

11 horas atrás