A Prefeitura da Serra vai isentar mulheres vítimas de violência das taxas de inscrição para concursos públicos ou processos seletivos realizados no município.
Implantada a partir da Lei 5.995/2024, a isenção é válida para os concursos e processos seletivos promovidos pela administração direta, indireta, autarquias, fundações ou pelo Poder Legislativo Municipal a partir da publicação da lei. Isso inclui o concurso da Educação, cujas inscrições começam no próximo dia 21.
+ Secretaria de Educação: concurso público oferta 800 novas vagas e salários de R$ 5 mil
Para ter direito ao benefício, a mulher precisa comprovar ser vítima de violência mediante a apresentação de um dos seguintes documentos: comprovante de ação da Lei Maria da Penha contra o agressor, comprovante de inquérito penal na Lei Maria da Penha contra o agressor ou declaração emitida pela Equipe Multidisciplinar da Rede de Proteção e Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
“Muitas mulheres atingidas por violência acabam ficando desamparadas e sem recursos financeiros. Assim, a isenção nas taxas dos concursos públicos municipais é um estímulo ao estudo e às inscrições de mais mulheres, para que elas conquistem a independência financeira”, explica a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota.