Thiago Albuquerque
Perdeu a liderança. No último sábado (01), o Real Noroeste venceu o time do Linhares, por 1×0 e com isso, chegou aos 13 pontos, deixando o Serra em segundo com dez. O Cobra Coral não jogou essa rodada, e continua com cinco jogos. Já o líder Noroeste tem um jogo a mais na Chave A, da Copa Espírito Santo 2018.
No outro jogo da Chave A, o empate entre o São Mateus e o Sport-ES por 0x0 foi ruim para ambos os times. Com seis pontos, os dois times ficaram mais distantes de uma chance de classificação para as semifinais.
O lanterna desta chave é o Linhares que somou apenas dois pontos e já não tem mais chances de classificação.
No final de semana do feriado, o Serra entra em campo no sábado (08), em seus domínios, contra o time do Sport-ES, às 15h, no estádio Robertão. Se vencer o jogo, Cobra Coral pode ser líder e garantir a classificação antecipada para as semifinais. Para isso acontecer, no outro jogo do dia, no mesmo horário, o Real Noroeste não pode vencer fora de casa o São Mateus, ás 15h, no estádio Sernamby, no norte do estado. O Linhares não entra em campo nesta rodada.
Na Chave B, o Atlético-ES venceu por 3×1 o Tupy-ES e se isolou na liderança com quinze pontos e já está quase garantido na semifinal. O time de Itapemirim venceu até agora os cinco jogos que disputou e é o único com 100% de aproveitamento. Brigando pela segunda posição, o Vitória assumiu a vice-liderança após vencer a Desportiva por 1×0, no último sábado (01), no Salvador Costa e empatou com os mesmo dez pontos da Tiva. Quase fora da disputa, está o Tupy-ES, em quarto com seis pontos. O último colocado da chave é o Castelo que tem 0% de aproveitamento, que perdeu todos os jogos até o momento.
Com os dois duelos também no próximo sábado (01), a Chave B terá dois jogos, um deles, um confronto de peso. A Desportiva recebe em sua casa o Atlético-ES, no estádio Engenheiro Araripe, precisando vencer para não se complicar. Já o Itapemirim, se vencer garante a liderança e classificação. O outro jogo é entre o Tupy-ES que recebe em casa, o Castelo, no estádio Gil Bernardes. Se vencer, o Vila Velha precisaria de uma combinação difícil de acontecer para pegar uma vaga.