Mestre Álvaro

Serra lança ferramenta para avaliar investimentos em seu futuro: as crianças e adolescentes

Da esquerda para direita: a promotora Maria Clara Mendonça, o prefeito Sergio Vidigal e a promotora Daniela Moyses. Crédito: divulgação.

Em geral, as prefeituras bem estruturadas contam com setores específicos para promover políticas voltadas para crianças e adolescentes. No entanto, mesmo assim, nem sempre é possível quantificar com precisão o investimento real destinado a esse público. Isso ocorre porque a pauta é ampla e os recursos são distribuídos em diversas áreas, como educação, saúde e assistência social, sem que haja um levantamento exato do montante investido no futuro da cidade, ou seja, nos jovens.

Nesse sentido, a Serra deu um passo pioneiro no Espírito Santo ao adotar uma abordagem que permite dimensionar a participação das crianças e adolescentes nos investimentos e despesas da cidade. Isso foi possível através do Projeto de Fomento e Acompanhamento da Implementação do Orçamento da Criança e do Adolescente, conhecido pela sigla OCA.

Esta ferramenta foi implementada pela Prefeitura da Serra na segunda-feira (22), em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo, por meio das promotoras Maria Clara Mendonça e Daniela Moyses. A apresentação ocorreu no gabinete do prefeito Sergio Vidigal.

Agora, os dados sobre investimentos voltados ao público infantojuvenil estão disponíveis no portal da transparência, acessível pelo link: https://transparencia.serra.es.gov.br/v2/#/DetalheOrcamento. A ferramenta é didática e multissetorial, compilando e abrangendo recursos de diversas áreas governamentais. A OCA foi inspirada no documento “Um Mundo para as Crianças”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir de 2024, o OCA integrará a Lei Orçamentária Anual.

A ferramenta permite um olhar mais amplo sobre a participação real da população infantojuvenil no orçamento global da Prefeitura da Serra, abrangendo áreas como saúde, educação, assistência social, esporte, entre outras. Essa ferramenta já nos fornece dados: o orçamento global da Prefeitura da Serra para 2024 é de R$ 2,38 bilhões. Desse valor, R$ 863 milhões estão destinados ao atendimento do público infantojuvenil, representando 36% do orçamento total. Este é um número significativo que até então não era claramente conhecido, pois os recursos destinados a esse público estão distribuídos em diversas secretarias, seguindo uma lógica orçamentária setorial e descentralizada.

A ferramenta oferece dados para compreender onde o dinheiro público está sendo alocado, o volume dos recursos além de permitir o monitoramento da execução do que foi planejado. Conforme informado pelo secretário da Fazenda, Henrique Valentim, o objetivo é criar um ambiente onde qualquer pessoa possa consultar facilmente os dados sobre o orçamento voltado para crianças e adolescentes, tornando a ferramenta um meio eficaz de informar a sociedade. “Ao ter acesso às informações, percebe-se o quanto são significativos os investimentos da Prefeitura em políticas públicas relacionadas ao bem-estar da criança e do adolescente”, afirmou.

A promotora de justiça da Fazenda Pública Maria Clara Mendonça avalia a importância do portal para o fomento da transparência e do controle social.

“O portal do OCA representa um destaque que permite que as pessoas, os cidadãos, enxerguem de fato quanto de recursos está sendo investido e executado nesta área. Isso melhora a governança do município, permite a participação social e o controle sobre a aplicação desses recursos, e também a revisão dos planejamentos estratégicos”.

Para a promotora de justiça da Infância e Juventude Daniela Moyses, o nível de detalhamento do portal superou o que estava inicialmente acordado.

“Hoje foi entregue além do que a gente esperava, porque foi trazido de forma bem mais detalhada, que a gente pode ver em cada setor a utilização dos recursos para onde é para a infância e a adolescência, isso é excelente como ferramenta, não só de fiscalização, mas principalmente de transparência para o município”, destaca a promotora.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

2 minutos atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

25 minutos atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

1 hora atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

14 horas atrás

Título de eleitor é exigência para inscrição no Sisu

O documento é uma das exigências para a inscrição no Sisu. Foto: Divulgação Está aberto o período para consulta de…

18 horas atrás

Comunicado – 16/01-2025 / 2ª edição

publicidade legal - 16-01-2025 - 2ª ediçãoBaixar

19 horas atrás